Medicamento para câncer de sangue apresenta bons resultados em estudo
Pacientes com o câncer de sangue difícil de tratar que usaram imetelstat ficaram 8 semanas sem precisar de transfusão, afirma Geron Corp
atualizado
Compartilhar notícia
A farmacêutica Geron Corp informou, nessa quarta-feira (4/1), que seu medicamento experimental contra câncer de sangue apresentou resultados positivos em seu estudo clínico de fase avançada. O imetelstat ajudou pacientes da doença a se tornarem independentes das transfusões de rotina.
O imetelstat foi testado em pessoas com síndromes mielodisplásicas (SMD) de baixo risco, que precisam de transfusões de sangue frequentes para controlar a anemia. A condição é caracterizada por problemas na produção e amadurecimento de células localizadas na medula óssea, ocasionando uma superpovoação de células jovens.
Os resultados preliminares do estudo mostram que aproximadamente 40% dos 118 voluntários que receberam a medicação não precisaram da transfusão por oito semanas. O mesmo foi observado em apenas 15% dos 60 pacientes do grupo de controle, que receberam placebo.
Os efeitos colaterais observados com mais frequência durante o tratamento foram baixa contagem de plaquetas e glóbulos brancos. De acordo com a empresa, eles foram “de curta duração, reversíveis, e não causam risco aumentado de sangramento ou infecções”.
A farmacêutica planeja fazer o pedido de aprovação de uso à agência reguladora Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos ainda em 2023. (Com informações da agência Reuters)
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.