Medicamento para artrite pode rejuvenescer o sangue, aponta estudo
Um anti-inflamatório utilizado para tratar artrite reumatoide foi capaz de bloquear inflamações nas células sanguíneas de camundongos
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, concluíram que o remédio anakinra, usado para tratar artrite reumatoide, é eficiente para auxiliar no rejuvenescimento do sangue. A descoberta foi publicada na revista Nature Cell Biollogy em 17 de janeiro.
Para chegar aos resultados, os estudiosos direcionaram a atenção à uma parte específica da medula óssea denominada nicho estromal – local onde as células-tronco ficam alojadas.
A medida que a idade avança, o sistema hematopoiético, responsável pela produção das células sanguíneas, fica inflamado a ponto de se degradar, fazendo com que as células-tronco do sangue parem de funcionar corretamente.
Durante a pesquisa, cientistas aplicaram o anti-inflamatório em camundongos mais velhos. Eles perceberam que o remédio foi capaz de bloquear a molécula inflamatória interleucina-1β, que danifica os mecanismos usados pelas células-tronco para se transformarem em células sanguíneas.
Segundo os pesquisadores, o anakinra foi capaz de restaurar as células-tronco do sangue a um estado mais novo e saudável. Esse efeito foi ainda mais notável quando o medicamento foi aplicado no início da vida dos camundongos.
De acordo com Carl Mitchell, bioquímico à frente do estudo, “esses resultados indicam que essas estratégias são promissoras para manter a produção de sangue saudável em idosos“.
Os pesquisadores querem, agora, testar o fármacos em humanos e a expectativa é que o processo para iniciar os ensaios clínicos seja rápido, uma vez que o medicamento já é aprovado para uso.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.