Médica ensina cuidados para evitar infecções com lentes de contato
Oftalmologista destaca algumas vantagens das lentes, cuidados para manter saúde ocular e como prolongar vida útil do corretor visual
atualizado
Compartilhar notícia
Como alternativa aos óculos tradicionais, as lentes de contato se tornaram populares entre os brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, mais de dois milhões de pessoas no país, cerca de 1% da população, usam lentes. Elas são diversas e versáteis, e podem ser usadas tanto para fins estéticos quanto para a saúde ocular.
Contudo, as lentes podem ser perigosas se alguns cuidados simples não forem aplicados. Recentemente, um jovem norte-americano perdeu a visão após tirar um cochilo sem remover o corretor visual. Mas, se usadas corretamente, as lentes são perfeitamente seguras.
“Pessoas com miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, não precisam abrir mão da aparência em prol da saúde com o uso das lentes de contato. Outra vantagem do corretor visual é a liberdade quanto à movimentação, o que a torna ideal para a prática de esportes”, afirma a oftalmologista Emília Lucena, do Núcleo de Oftalmologia, de Brasília.
Ela destaca cinco dicas para o uso correto das lentes que, além de proteger de possíveis infecções, prolongam a vida útil delas:
- Lave sempre muito bem as mãos com água e sabão e seque-as antes de manusear as lentes;
- Em hipótese alguma durma de lente (salvo casos em que haja indicação médica);
- Descarte diariamente o líquido dos estojos das lentes e o substitua por um novo;
- Não utilize água da torneira para a higienização da lente e dê preferência aos produtos próprios para limpeza e conservação;
- Não as use por mais tempo que o indicado pelo oftalmologista. Faça o descarte das lentes no tempo correto.
Ao seguir as instruções, Emília acrescenta que o paciente evita casos de ceratite: sem a higienização correta, os microrganismos podem entrar em contato com a lente e infeccionar os olhos.
“Para quem usa lente de contato corretiva, o ideal é que se consulte com oftalmologista semestralmente. As idas aos consultórios podem identificar e tratar questões como vermelhidão, dor, turvação visual e secreção, sinais de que algo não vai bem com seu olho”, diz a médica.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.