metropoles.com

Médica ensina a diferenciar a gripe do resfriado

Tanto a gripe quanto o resfriado são mais frequentes no inverno e, com sintomas semelhantes, é comum confundir as condições

atualizado

Compartilhar notícia

Westend61/Getty Images
Imagem mostra mulher ruiva de blusa azul assoando o nariz. Vários papéis amassados estão na frente dela - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra mulher ruiva de blusa azul assoando o nariz. Vários papéis amassados estão na frente dela - Metrópoles - Foto: Westend61/Getty Images

Não é novidade que a incidência de doenças respiratórias aumenta durante o inverno. Isso porque as baixas temperaturas, o clima seco e as mais frequentes aglomerações em locais fechados contribuem para a disseminação de vírus, bactérias e também para a diminuição da imunidade. Entre as condições mais comuns estão a gripe e o resfriado.

Aliás, costumeiramente os pacientes confundem os quadros, que podem causar sintomas bastante semelhantes. No entanto, diferenciá-los é imprescindível para o sucesso do tratamento.

Como saber se é gripe ou resfriado

Se você apresenta coriza, espirros, febre baixa e tosse, provavelmente está com resfriado. De acordo com a médica otorrinolaringologista Renata Moura, a condição é causada por vírus, sendo o mais comum o rinovírus.

“Ele não costuma afetar os pulmões. Ou seja, tende a ser um quadro respiratório mais leve e a recuperação pode levar em torno de cinco dias”, aponta a especialista.

Ilustração de vírus da gripe - Metrópoles
A gripe é causada pelo vírus influenza

Já no caso da gripe, o agente causador é o vírus influenza. Além disso, os sintomas são mais importantes, e geralmente incluem febre alta, dor de cabeça, coriza, cansaço, dor de garganta e dor no corpo.

“Os sinais da doença podem durar de 7 a 10 dias e têm maiores chances de complicação para pneumonia, sinusite e otite”, afirma Renata.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?