“Me sentia o homem elefante”, diz britânico após reconstrução do nariz
Alan Findlay, 56 anos, teve o nariz completamente deformado por complicações da rinofima. Homem passou por tratamento a laser
atualizado
Compartilhar notícia
O britânico Alan Findlay, 56 anos, recuperou a autoestima após passar por um procedimento que transformou seu rosto. Há quatro anos ele sofre com complicações de um quadro de rinofima, uma doença rara caracterizada pelo acúmulo de massa ou caroços no nariz, que o impediam de sair de casa por medo dos olhares de julgamento.
Este foi o primeiro Natal de Findlay após a transformação facial. No ano passado, ele preferiu passar a data sozinho em casa enquanto os familiares se reuniam.
“Eu me isolei, estava deprimido no Natal passado. Sabia que minha parência era terrível porque as pessoas mencionavam. Minha vida social ficou ruim, eu não estava saindo muito, não me sentia confiante. Na minha cabeça, senti que era um pouco como o homem elefante”, lembra.
Rinofima
O britânico sofreu a vida toda com rosácea, uma condição que provoca vermelhidão na pele e pequenos inchaços. Em 2018, o problema começou a evoluir para um quadro de rinofima.
As massas ou caroços característicos da doença geralmente crescem de forma lenta, mas quando atingem um volume grande podem causar a obstrução nasal e incômodo nos pacientes, que podem ficar desconfortáveis com a aparência estética causada pelo inchaço.
Findlay notou o surgimento repentino de pequenas rugas no nariz em 2018. O problema piorou durante a pandemia da Covid-19, mas não foi tratado adequadamente devido às restrições do sistema de saúde.
Transformação
O britânico foi convencido pela esposa, Rowan, a procurar uma clínica particular. Findlay foi submetido a um tratamento a laser cirúrgico de CO2 feito em duas sessões devido à complexidade do quadro. A primeira aconteceu em março deste ano, e a segunda em maio, com duração de aproximadamente cinco horas.
“Este caso foi facilmente o rinofima mais avançado que já vimos e não tínhamos certeza se seríamos capazes de tratá-lo em um nível que nos satisfizesse. Mas, depois de ouvir a história do paciente, que não saía de casa há alguns anos, sabíamos que definitivamente tínhamos que tentar”, escreveram os médicos da Ever Clinic, responsável pela transformação de Findlay, nas redes sociais.
Eles compartilharam fotos do antes e depois do paciente apenas dois meses após o procedimento.
Autoestima
“Embora a diferença no nariz do paciente seja como a noite e o dia, a verdadeira diferença está em sua confiança e em seu entusiasmo revigorado pela vida – algo em que estamos encantados por termos ajudado”, afirmaram os médicos.
Após ver o resultado final, Findlay disse ter se sentido “reintroduzido à raça humana novamente”. “Quando você compara o antes e o depois, é absolutamente uma mudança de vida para mim”, diz.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.