metropoles.com

ECMO: entenda o que é a técnica médica usada por MC Marcinho

Dono do hit Glamurosa, de 2001, foi internado recentemente por causa de uma parada cardiorrespiratória e está usando a terapia ECMO

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
MC Marcinho de óculos escuros e cordão de ouro - Metrópoles
1 de 1 MC Marcinho de óculos escuros e cordão de ouro - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

O ícone do funk carioca Mc Marcinho, que está internado no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, desde o fim de junho, precisou ser intubado na última segunda-feira (10/7). O boletim médico mais recente, divulgado nessa terça (11/7), diz que o estado de saúde do cantor é “grave, mas estável”.

Dono de hits como Glamurosa, MC Marcinho tem cardiopatia e doença renal crônica. No dia da internação, ele teve parada cardiorrespiratória com “necessidade de suporte cardíaco por Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO)”.

5 imagens
MC Cacau postou uma foto da época em que cantava com MC Marcinho, com quem foi casada
MC Marcinho também teve complicações na saúde em 2021
O artista foi internado recentemente
Políticos lamentam a morte de Mc Marcinho: "Roberto Carlos do funk"
1 de 5

Mc Marcinho

Instagram/Reprodução
2 de 5

MC Cacau postou uma foto da época em que cantava com MC Marcinho, com quem foi casada

Instagram/Reprodução
3 de 5

MC Marcinho também teve complicações na saúde em 2021

Reprodução/Redes sociais
4 de 5

O artista foi internado recentemente

Reprodução/ Instagram
5 de 5

Políticos lamentam a morte de Mc Marcinho: "Roberto Carlos do funk"

Privilege/Divulgação

A terapia ECMO é um dispositivo de suporte para evitar a sobrecarga do coração e do pulmão. “Ela não trata a doença, mas ela oferece descanso aos órgãos que estariam recebendo pressão devido aos medicamentos”, afirma a cardiologista Lily Montalván, coordenadora do Programa de Cardiologia do Sabará Hospital Infantil, de São Paulo.

A terapia ECMO foi amplamente utilizada em pacientes com Covid-19, como foi o caso do ator Paulo Gustavo, que morreu em 2021. Embora o artista não tenha conseguido superar o período prolongado de internação, a utilização da técnica ajudou outras pessoas.

“É importante usá-la antes que o quadro do paciente se torne grave, já que cerca de 52% das pessoas que utilizam o dispositivo têm alta médica. A ECMO aumenta a sobrevida”, destaca Lily.

O dispositivo é diferente da ventilação mecânica por permitir que o pulmão e o coração repousem enquanto o aparelho devolve o sangue oxigenado artificialmente para o corpo.

A ventilação mecânica serve como estímulo para o pulmão funcionar por meio de pressão. No entanto, quando os órgãos danificados não conseguem cumprir sua função mesmo com o auxílio do ventilador e falham na troca de oxigênio, a ECMO é indicada.

Tipos de ECMO

A terapia, que é feita por meio de cânula inserida no corpo do paciente, tem sido utilizada há muitos anos e pode ser classificada em dois tipos:

  • Veno-venosa: empregada em pacientes com insuficiência respiratória. No caso, o sangue é retirado de uma veia central, passa por uma membrana extracorpórea onde ocorre a troca gasosa e, em seguida, retorna ao corpo por outra veia central.
  • Veno-arterial: indicada para pacientes com insuficiência cardíaca. Além de fornecer suporte respiratório, essa terapia poupa o coração. O sangue retorna ao sistema arterial, proporcionando suporte hemodinâmico, juntamente do ventilatório.

Que pessoas podem utilizá-la

“Qualquer paciente acima de dois quilos que precise dar repouso aos órgãos pode receber o suporte da ECMO. A retirada do dispositivo é feita depois que testes apontarem a estabilidade no quadro do paciente”, explica Lily.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?