metropoles.com

Mau hálito: veja as causas, tipos e como prevenir a halitose

A halitose é um problema comum e pode ser resolvido a partir de cuidados com a saúde bucal. Dentista Pamela Pironi explica como prevenir

atualizado

Compartilhar notícia

PeopleImages, Getty Images
mau-halito
1 de 1 mau-halito - Foto: PeopleImages, Getty Images

A halitose, ou o mau hálito, é um condição bucal bastante comum que causa incômodo e constrangimento tanto em quem o percebe como em quem o possui. Na maioria das vezes, a pessoa não se dá conta do problema, o que dificulta a busca por uma solução.

De acordo com a dentista Pamela Pironi, a halitose atinge pessoas em qualquer idade, comprometendo diretamente a qualidade de vida. “Trata-se de um odor desagradável que emana da boca, podendo ter diversas causas e tipos”, comenta.

Quais os tipos de halitose?

Conforme explica a profissional, a halitose é dividida em fisiológica e patológica. O tipo fisiológico é aquele comum do dia a dia, causada pela decomposição de restos de alimentos na boca. Outras causas são a diminuição da salivação durante o sono e o jejum prolongado.

Já a halitose patológica é o mau hálito persistente, provocada por doenças bucais, como cárie, gengivite e periodontite; da garganta, como faringite, amigdalite e cáseos amigdalianos; e gastrointestinais, como o refluxo gastroesofágico.

Leia a matéria completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?