Mau hálito: veja as causas, tipos e como prevenir a halitose
A halitose é um problema comum e pode ser resolvido a partir de cuidados com a saúde bucal. Dentista Pamela Pironi explica como prevenir
atualizado
Compartilhar notícia
A halitose, ou o mau hálito, é um condição bucal bastante comum que causa incômodo e constrangimento tanto em quem o percebe como em quem o possui. Na maioria das vezes, a pessoa não se dá conta do problema, o que dificulta a busca por uma solução.
De acordo com a dentista Pamela Pironi, a halitose atinge pessoas em qualquer idade, comprometendo diretamente a qualidade de vida. “Trata-se de um odor desagradável que emana da boca, podendo ter diversas causas e tipos”, comenta.
Quais os tipos de halitose?
Conforme explica a profissional, a halitose é dividida em fisiológica e patológica. O tipo fisiológico é aquele comum do dia a dia, causada pela decomposição de restos de alimentos na boca. Outras causas são a diminuição da salivação durante o sono e o jejum prolongado.
Já a halitose patológica é o mau hálito persistente, provocada por doenças bucais, como cárie, gengivite e periodontite; da garganta, como faringite, amigdalite e cáseos amigdalianos; e gastrointestinais, como o refluxo gastroesofágico.
Leia a matéria completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.