metropoles.com

Mate, camomila e boldo: saiba para que servem chás populares no Brasil

O consumo de chás vem crescendo cada vez mais no país por conta do apelo à saúde e das funcionalidades deste tipo de bebida

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash
chás
1 de 1 chás - Foto: Unsplash

O consumo de chás – sejam as infusões ou os preparos gelados – tem crescido no Brasil por conta de seu apelo à saúde de das funcionalidades relacionadas às bebidas. Estima-se que cada brasileiro beba cerca de 19 xícaras de chá por ano, o que o coloca na 88ª posição no mercado global.

Recentemente, em 2019, a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), agência especializada das Nações Unidas, reconheceu a data 21 de maio como o Dia Internacional do Chá para estimular o consumo da bebida.

“Sabe-se que os chás apresentam benefícios relacionados a funcionalidades, cujo conhecimento é repassado de geração em geração, o que contribui no reconhecimento como uma bebida saudável pelos brasileiros”, afirma Marcelo Correa, gerente de negócios da Leão Alimentos e Bebidas, uma das maiores indústrias nacionais do segmento.

Veja abaixo lista de chás populares no país e suas principais funcionalidades:

Mate – A erva mate é conhecida pelo seu efeito termogênico responsável por acelerar o metabolismo para a queima de gorduras, dando mais energia para o corpo. O mate também tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres que causam o envelhecimento precoce, além de ser um grande agente para o combate do colesterol.

Capim-Cidreira – também conhecido como Capim Santo ou Capim Limão, é reconhecido por suas propriedades antibacterianas, antidiarreicas, antifúngicas, anti-inflamatórias e antioxidantes. O chá de capim-cidreira é um analgésico natural, indicado para melhorar a qualidade do sono e evitar a retenção de líquidos. Entre suas propriedades estão ainda auxiliar nos processos de limpeza e cicatrização de pele e na produção de leite para as lactantes.

Camomila – com efeito calmante, a erva é muito indicada para tratamentos de inquietações e casos leves de insônias relacionados a distúrbios nervosos pelo seu efeito sedativo, também indicada para tratamento de má digestão e alívio de dores de cabeça, músculos e cólicas intestinais.

Hortelã – é utilizada, principalmente, no tratamento de complicações gastrointestinais, como má digestão, flatulência, gastrite e cólicas menstruais. Também é um remédio natural indicado para resfriados, por ter ação expectorante.

Erva-Doce – suas propriedades auxiliam no tratamento de dispepsia, hipertensão e bronquite. Além disto, ajuda a controlar resfriados, mau hálito, inflamações, cólicas e gases intestinais.

Boldo – seu uso é relacionado à diminuição dos efeitos de bebidas alcoólicas, mas além disso, ele possui atividades analgésicas e digestivas. O boldo também é indicado como tratamento auxiliar para doenças ligadas ao fígado, hepatite e gastrite.

Chá Verde – com muitos benefícios, ele é estimulante do sistema nervoso e tem propriedades antidepressiva, antidiarreica, antidiabética e anti-inflamatória. Também possui propriedades antioxidantes e antienvelhecimento, e auxilia no combate à obesidade por sua ação no trato gastrointestinal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?