metropoles.com

Mastigar gelo pode ser deficiência de ferro. Saiba outros sinais

O picacismo é o desejo por substâncias que não são comestíveis, como gelo, barro ou argila. Essa sensação pode indicar deficiência de ferro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem de gelo - Metrópoles
1 de 1 Imagem de gelo - Metrópoles - Foto: Getty Images

Você sabia que a falta de ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns em todo o mundo? O mineral desempenha um papel crucial na produção de hemoglobina e, consequentemente, no transporte de oxigênio pelo corpo.

A endocrinologista Lorena Lima Amato, explica que, no caso de crianças, a deficiência de ferro pode levar a problemas de crescimento e dificuldades de aprendizado. Em adultos, ocorre cansaço excessivo, perda de performance, e, eventualmente, dificuldades cognitivas.

O endocrinologista Gilberto Kobashikawa, do Hospital Albert Sabin, de Brasília, enfatiza que a escassez de ferro também afeta o sistema imunológico. “Existem diversas causas para a deficiência de ferro, desde baixa ingestão alimentar até perdas anormais de sangue, complicações gastrointestinais e condições médicas específicas. Identificar precocemente os indivíduos em risco de anemia previne complicações futuras”, explica.

Alguns sinais da deficiência de ferro:

  • Picacismo

Um sinal intrigante de deficiência de ferro é o picacismo, condição caracterizada pelo desejo por substâncias sem valor nutricional. Esse comportamento alimentar incomum costuma ser uma forma de o corpo sinalizar a falta de nutrientes essenciais.

Em quadros assim, a pessoa desenvolve uma compulsão por mastigar gelo, macarrão cru, arroz cru, terra, argila ou amido.

  • Cansaço constante

Mulher jovem sentada em sofá com a cabeça jogada para trás e o braço direito sobre o rosto - Metrópoles

Outro sinal da carência de ferro é um cansaço ou fadiga incomuns. Esse sintoma surge porque o corpo depende do ferro para produzir hemoglobina e, quando essa proteína está em falta, há dificuldade para transportar oxigênio para os tecidos e órgãos, levando a uma sensação persistente de exaustão.

  • Frio incomum

Indivíduos com baixos níveis de ferro também podem sentir as mãos e os pés frios, mesmo que a temperatura esteja quente. Isso ocorre porque as hemoglobinas também influenciam na regulação da temperatura interna.

Os médicos reforçam que estar atento a esses sinais e sintomas é crucial para identificar o problema e realizar a reposição necessária.

Tratamento

A endocrinologista explica que o tratamento indicado vai depender do nível do déficit nutricional.

“Existem suplementações orais, endovenosas e intramusculares. Tudo depende do nível de deficiência de ferro. Se tiver mais baixo, e a gente quiser uma reposição mais rápida, mais urgente, é indicada a reposição venosa. Outro critério que a gente avalia é se a pessoa consegue absorver esse ferro via oral”, completa.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?