Março azul: saiba os principais sintomas do câncer de intestino
Campanha alerta para a importância dos exames de rastreamento da doença
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que cerca de 45 mil novos casos de câncer de intestino serão registrados no Brasil em 2023. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM do DATASUS) apontam que 20.245 pessoas morreram de câncer de cólon, reto e ânus no ano passado.
“A alta incidência do câncer de intestino segue nos desafiando a conscientizar e proteger a população de uma doença que pode ser prevenida e evitada com exames simples”, destaca o médico Herberth Toledo, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) demonstrou que esse tipo de tumor – assim como os de mama, estômago e pâncreas – têm crescido entre pacientes com menos de 50 anos. Antigamente, eles eram mais comuns entre pacientes mais velhos.
Os autores do trabalho atribuíram a incidência ao estilo de vida da sociedade. O alto consumo de alimentos ultraprocessados, a obesidade, o sedentarismo e os distúrbios no sono estariam entre os hábitos que favorecem o surgimento da doença.
Rastreamento
O rastreamento do câncer de intestino é feito com pesquisa de sangue oculto nas fezes, que deve ser incluída na rotina anual de exames, e por colonoscopia (exame de imagem), que precisa ser feito a cada cinco anos a partir dos 45 anos.
O presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), Antônio Lacerda Filho, lembra que o exame permite que ações preventivas sejam tomadas para evitar o desenvolvimento da doença. “Por meio da colonoscopia, conseguimos localizar e remover os pólipos, que são lesões que podem se transformar em câncer”, afirma o médico.
Sintomas
Os principais sintomas do câncer de intestino são:
- Alterações do hábito intestinal, por exemplo, diarreia ou constipação de início recente;
- Presença de sangue nas fezes;
- Cólicas abdominais persistentes;
- Dor ao evacuar e sensação de evacuação incompleta;
- Redução do apetite com ou sem perda de peso;
- Anemia.
Os sinais podem vir em conjunto, isolados e alguns pacientes podem não apresentar qualquer tipo de sintoma nas fases iniciais da doença, o que torna mais importante a utilização dos exames de diagnóstico para identificação precoce do câncer de intestino.
Março Azul
Para aumentar o conhecimento da população sobre o assunto, a SOBED, a SBCP e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) lançaram a Campanha Março Azul 2023.
A ideia da campanha é informar e incentivar pessoas acima dos 45 anos a ir ao médico na intenção de que elas façam os exames necessários.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.