Maquiagem vencida: especialista explica sobre os riscos envolvidos
Além de perder a sua função, a maquiagem vencida ainda traz riscos de saúde para quem a utiliza, como irritações e alergias
atualizado
Compartilhar notícia
Usar maquiagens que passaram do prazo de validade não é uma boa ideia, já que boa parte delas perde o efeito com o tempo e, pior, pode oferecer riscos para a sua saúde. O rímel, por exemplo, pode secar com o passar do tempo e o batom, por outro lado, pode começar a esfarelar.
O prejuízo, no entanto, é maior para a saúde de quem usa os produtos vencidos, pois os cosméticos tornam-se o ambiente adequado para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Usá-los pode causar irritação e alergias.
Os olhos são os mais vulneráveis aos riscos. O dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), diz que o globo ocular está sujeito a conjuntivite, coceiras, alergias e infecções na mucosa em caso de infecções provocadas por fungos e bactérias. “Porém, a pele também pode ser prejudicada, com poros entupidos, acne, foliculite e descamação”, destaca.
Para saber mais, leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.