metropoles.com

Conheça três maneiras simples de incluir fibras na sua alimentação

Especialistas apontam motivo da baixa ingestão de fibras, quantidade ideal de consumo e como incluí-las na alimentação de forma prática

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DircinhaSW
Foto colorida de colheres com arroz e feijão como opções de fibras
1 de 1 Foto colorida de colheres com arroz e feijão como opções de fibras - Foto: DircinhaSW

Com a rotina cada vez mais corrida, a dieta do brasileiro vem ficando mais pobre e o consumo de fibras, menor. “Está mais difícil adicionar fibras no nosso prato. Atualmente, as pessoas têm escolhido dietas muito restritivas na busca de um corpo perfeito. Observa-se ainda que o estilo de vida corrido provoca uma procura de alimentos rápidos e ultraprocessados sem valor nutricional”, afirma o nutrólogo Samir Stefano, da Clínica Tivolly, de Brasília.

As fibras, além de não serem extremamente calóricas, proporcionam menor absorção do colesterol, gorduras e açúcares, e causam sensação de saciedade prolongada, o que as tornam boas aliadas no processo de emagrecimento. Elas regulam ainda o trânsito intestinal.

Segundo a nutricionista Carla de Castro, fundadora da Clínica Sallva – Nutrição & Saúde Mental, em Brasília, a quantidade média ideal de fibras para uma pessoa adulta consumir diariamente gira em torno de 35 gramas por dia. “As melhores opções fibrosas estão nas saladas cruas, vegetais e frutas. Os alimentos integrais também são fibrosos, mas prefiro recomendar essas três opções”, diz.

Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. A primeira se dissolve nos fluidos gastrointestinais para formar um gel, que vai exercer o papel de absorção de gorduras e açúcares. Já a segunda permanece inalterada no intestino para prevenir a constipação e reduzir o risco de doenças diverticulares, como inflamações no intestino grosso.

Confira algumas dicas de como incluir fibras na sua alimentação:

Alimentos integrais

“O brasileiro, por si só, tem o bom hábito cultural de comer alimentos como o arroz e o pão. A minha sugestão é substituí-los pela forma integral. Um pão de trigo integral tem, mais ou menos, 6,9 gramas de fibra e o arroz integral teria em torno de 2,7 gramas. Consumidos em grande quantidade, são ótimas fontes fibrosas”, destaca Steffano.

pão integral
Na hora de comer pães, opte pelos integrais

Leguminosas

Outra forma de bater a meta de fibras por dia é adicionar alimentos como feijão, grão de bico e lentilha à dieta. Uma xícara de feijão-preto, por exemplo, contém 15 gramas de fibra e ainda abastece o indivíduo com vários outros nutrientes, como proteínas e vitaminas.

O feijão preto é um dos mais consumidos no Brasil

Sementes

“As frutas são bem fibrosas e associá-las a sementes como chia e linhaça pode ser ainda melhor. Cerca de 100 gramas de linhaça têm 33,5 gramas da substância, enquanto a mesma quantidade de chia contém 37 gramas de fibra”, afirma o médico.

Foto colorida de três tigelas com chia, linhaça e aveia
Chia, linhaça e aveia formam um gel na barriga que aumenta a sensação de saciedade, pois quando entra em contato com líquidos, ele se expande, preenchendo o estômago

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?