metropoles.com

Mandetta pede ajuda a Aras contra ações de confisco em estados

Reunião nesta quinta-feira (02/04) busca articular ações do Ministério da Saúde com as da Procuradoria Geral da República

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde, se encontra com Augusto Aras, PGR, e tratam de acordo entre os órgãos.
1 de 1 Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde, se encontra com Augusto Aras, PGR, e tratam de acordo entre os órgãos. - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, se reuniram, na tarde desta quinta-feira (02/04), para afinar a ação das pastas no combate ao novo coronavírus.

“Formalizamos uma maneira de trabalhar onde o Ministério da Saúde, Conass e Conasems – as três pernas do Sistema Único de Saúde – se unam aos Ministérios Públicos Federais e Estaduais para controlar as ordens judiciais”, explica Mandetta.

O ministro usou como exemplo o caso da prefeitura de Cotia, que invadiu uma fábrica e confiscou 30 respiradores para os hospitais da cidade. “Esse tipo de ação é louvável no cenário local, mas complica o nacional. Precisamos de uma frente unida que esteja focada no conjunto”, diz.

Segundo o ministro, uma das razões de colapso no sistema de saúde observadas em outros países é, justamente, uma desarticulação no fluxo de ações judiciais. “Vamos agir, sim, mas conectados”, afirmou Mandetta.

O procurador-geral da República diz que o relacionamento entre as duas pastas foi estreitado e a ação agora será coordenada para enfrentar o problema “planetário” de forma conjunta. “Sem pânico, sem exagero e com consciência da importância do trabalho conjunto. Epidemias são enfrentadas com centralidade para não permitir o caos social”, explica Aras.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?