metropoles.com

Mandetta: “Aumento do coronavírus é como escalada do Everest”

“Se conseguirmos alargar o pico, muitos terão dificuldades, mas a caminhada será menos pesarosa”, diz o ministro da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, nesta quarta-feira (18/03), que o governo tem conhecimento de que medidas de maior restrição podem ser necessárias para conter a epidemia do novo coronavírus no país. Ele ressaltou, no entanto, que “não adianta fechar tudo” como “tem sido insinuado por alguns governadores”.

“Logística é interesse nacional. Não adianta fechar tudo e segurar o frango que está pronto para chegar. Se não chegar o cloro para colocar na água, que vai ser bebida pelos brasileiros, cai a qualidade. Ações precisam ter ótica mais centralizada”, afirmou.

O ministro disse que a equipe do presidente Jair Bolsonaro está trabalhando em conjunto para elaborar medidas nas áreas de Saúde, Segurança e da Economia. Ainda que seja esperada a identificação de um grande número de casos nos próximos dias, mas é necessário alargar esse pico.

“Se todos forem subir o Monte Everest, muitos não aguentarão, por não termos equipamento e estrutura. Se conseguirmos ter montanhas como as de Minas, alargar o pico, muitos terão dificuldades, mas a caminhada será menos pesarosa”, disse comparando a situação da doença no país a uma escalada.

Sistema de saúde
O ministro afirmou que o governo reforçará o sistema de saúde para atendimentos dos pacientes contaminados e possíveis suspeitos. Entre as medidas, está a renovação da frota de ambulâncias. Segundo ele, 20% da frota será renovada neste semestre e outros 20% na segunda metade do ano.

O ministro também afirmou que a importação de equipamentos, como respiradores, e produtos é necessária. Também há um esforço para abertura de leitos em hospitais, conforme solicitado pelos estados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?