Você tem manchas brancas nas unhas? Saiba o que elas podem indicar
Diferentes condições de saúde levam ao aparecimento de manchas brancas nas unhas. Saiba quais são as principais
atualizado
Compartilhar notícia
Você já se deparou com manchas brancas nas unhas e ficou se perguntando a causa delas? A explicação superticiosa é de que as manchas denunciam mentiras. A mais comum é a de que está faltando cálcio no corpo. Em realidade, mais de um fator pode levar ao aparecimento destes sinais.
As manchas brancas na unha são clinicamente conhecidas como leuconíquia puntiforme. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), elas podem ser causadas, por exemplo, por micose, envelhecimento do esmalte sobre as unhas ou traumas simples como batidas ou mordidas.
“Normalmente, as manchinhas brancas são causadas por traumas temporários e desaparecem à medida que as unhas crescem e a parte danificada é empurrada para fora. Contudo, es alterações também podem indicar outros problemas de saúde”, afirma a dermatologista Barbara Benevides, de São Paulo.
Segundo Geisa Costa, membro da International Society of Dermatology, nos casos em que a unha apresenta duas cores, esteja branca e rosada, é importante buscar um médico. “Se a unha estiver metade branca e metade rosada, vá ao médico, pois pode ser um sinal de insuficiência renal. A condição causa mudança de aparência devido à falta de nutrientes”, alerta.
Como se livrar das manchas brancas?
Se forem causadas por traumas, as marcas desaparecerão naturalmente conforme as unhas cresçam. Há, porém, um tratamento caseiro que ajuda a livrar as unhas de manchas brancas. Veja:
- 1 colher de chá de óleo de jojoba;
- 1 colher de chá de óleo de sementes de alperce;
- 1 colher de chá de óleo de amêndoa;
- 1 cápsula de 400 UI de óleo de vitamina E.
Misture os óleos em um frasco, agite bem e, em seguida, use algumas gotas para massagear as unhas e cutículas, de preferência de manhã e à noite.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!