Manchas brancas na unha? Saiba o que pode ser e como tratar o problema
Também conhecidas como leuconíquias, as marcas esbranquiçadas podem ser sinais de alterações na estrutura das unhas
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo quando são pequenas, as manchas brancas nas unhas podem assustar. A boa notícia é que as marcas, conhecidas como leuconíquias, normalmente surgem sem outros sintomas associados e costumam indicar apenas que as unhas podem estar com alterações estruturais.
De modo geral, falta de vitaminas ou pequenos machucados – como prender o dedo em algum local ou sofrer algum dano na manicure – são as causas mais comuns do problema. Com relação à alimentação, a leuconíquia pode acontecer devido à carência de cálcio, ferro, zinco, silício, ácido fólico ou vitamina B12. Sem estes componentes, a matriz da unha pode ser alterada, fazendo com que as manchas apareçam.
Alergias a esmaltes ou produtos de limpeza e o uso de antibióticos da classe das sulfonamidas são outros fatores que desencadeiam as manchas.
Alguns tratamentos, como a quimioterapia, variações hormonais na mulher e doenças como anemia, psoríase, vitiligo, tuberculose, doença renal ou micose também podem estar associados às manchas. Há, ainda, uma condição genética que afeta uma grande área da unha, conhecida como leuconíquia total.
As manchas brancas na unha costumam desaparecer espontaneamente, não sendo necessário qualquer tratamento. O problema só é preocupante caso passe a surgir com frequência. Se a situação for esta, o ideal é procurar atendimento médico.
Há, no entanto, métodos que ajudam a evitar as manchas brancas da unha, como manter uma alimentação equilibrada, por exemplo. Para quem tem o costume de usar esmalte, a dica é retirar bem o produto antes de pintar as unhas novamente e mantê-las bem hidratadas.
Se você tem alergia a algum produto de limpeza, o uso de luvas de proteção também é uma boa alternativa para evitar as marcas nas unhas.
Tratamento caseiro para manchas brancas na unha
Ingredientes
– 1 colher de chá de óleo de jojoba;
– 1 colher de chá de óleo de sementes de alperce;
– 1 colher de chá de óleo de amêndoa;
– 1 cápsula de 400 UI de óleo de vitamina E.
Modo de preparo
Misturar os óleos num frasco, agitar bem e, em seguida, usar algumas gotas para massagear as unhas e cutículas, de preferência de manhã e à noite. (Com informações do portal Tua Saúde)