Mais de 1 milhão de profissionais da saúde pegaram Covid-19, diz OMS
De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, eles correspondem a 10% das infecções por coronavírus no mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Na linha de frente de combate ao novo coronavírus, os profissionais da saúde são também alvo constante da Covid-19. Nesta sexta-feira (17/7), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que mais de 1 milhão de médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam nos hospitais foram infectados no mundo.
“Todos nós devemos uma enorme dívida aos trabalhadores da saúde – não apenas porque eles cuidaram dos doentes. Mas porque eles arriscaram suas próprias vidas no cumprimento do dever. Até agora, cerca de 10% de todos os casos da Covid-19 no mundo estão entre os profissionais da saúde”, afirmou Tedros, em entrevista coletiva. Nesta sexta-feira, o número de infectados por Covid-19 havia superado os 13 milhões.
O diretor da OMS informou ainda que a organização está empenhada em entender os riscos que os profissionais de saúde sofrem na pandemia, com novas pesquisas sobre o assunto. “Muitos profissionais de saúde também sofrem exaustão física e psicológica após meses trabalhando em ambientes extremamente estressantes”, destacou Tedros.
“So far, about 10% of all #COVID19 cases globally are among #healthworkers.
Many health workers are also suffering physical and psychological exhaustion after months of working in extremely stressful environments”-@DrTedros
— World Health Organization (WHO) (@WHO) July 17, 2020
Auxílio
A fim de auxiliar na proteção dos profissionais da saúde, o diretor da OMS informou ainda que a organização enviou “milhões de itens de equipamento de proteção ao redor do mundo para garantir que os estabelecimentos de saúde estejam devidamente equipados.”