Mais de 1 milhão de pessoas estão com a dose de reforço atrasada no DF
Por meio de nota, Ministério da Saúde reforça eficácia e segurança do esquema vacinal contra Covid-19 para a população do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar das mais de 8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 enviadas para o Distrito Federal (DF), 1 milhão de brasilienses não tomaram a dose de reforço ainda e mais 267 mil pessoas não completaram o ciclo vacinal primário. Os dados são da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
Na intenção de incentivar a vacinação, o Ministério da Saúde, por meio de nota, destaca que estudos científicos revelam que a proteção vacinal é mais alta nos primeiros meses, mas pode apresentar redução. Logo, a dose de reforço pode reerguer a proteção.
“Os imunizantes são seguros, eficazes e evitam complicações e mortes ocasionadas pelo coronavírus. A proteção adicional é indispensável”, ressalta a nota do ministério.
O esquema vacinal exige que a dose de reforço para pessoas acima de 12 anos deve ser feita de forma heteróloga, ou seja, de vacina diferente das duas primeiras doses. De acordo com o estudo realizado pela Universidade de Oxford, a combinação dá mais eficácia à imunização.
O Ministério da Saúde distribuiu para o Brasil mais de 581 milhões de doses das vacinas Covid-19. No DF, mais de 7 milhões de imunizantes foram aplicados.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.