Mais da metade dos moradores do DF está acima do peso, aponta pesquisa
De acordo com o levantamento Vigitel, do Ministério da Saúde, 51,6% dos habitantes da capital do país têm excesso de peso e 18% estão obesos
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, do Ministério da Saúde, divulgada nesta quinta-feira (25/07/2019), 51,6% da população do Distrito Federal têm excesso de peso (índice de massa corporal acima de 25), e 18%, obesidade (IMC acima de 30). O órgão entrevistou 52.395 pessoas no país, sendo 2.092 na capital, e fez perguntas sobre frequência de exercícios, consumo de refrigerantes e quantidade de frutas presentes na dieta, além de adesão a cigarros e bebidas alcoólicas, entre outros hábitos. Em 2017, a pesquisa detectou 47,6% de pessoas com sobrepeso e 15,3% com obesidade.
Da população adulta do DF que respondeu à pesquisa por telefone, 38,08% dos entrevistados afirmaram consumir frutas e hortaliças em cinco ou mais dias por semana e 27,5% as cinco ou mais porções diárias preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre os participantes, 15,5% disseram tomar refrigerante cinco ou mais vezes semanalmente (bebidas açucaradas podem aumentar o risco de câncer).
Quanto à atividade física, a estatística fica dividida: 45,6% afirmam praticar pelo menos 150 minutos de exercício em intensidade moderada a cada sete dias e 38,5% dizem manter frequência insuficiente de atividades físicas. Apenas 11% afirmaram ser fisicamente inativos. E, no tempo livre, o brasiliense gasta a maioria das horas em frente a uma tela: 62,3% dos entrevistados confessaram passar mais de três horas por dia na frente do computador, assistindo à televisão ou mexendo no celular.
Álcool
A pesquisa também fez questionamentos sobre o consumo de bebidas alcoólicas da população. No Distrito Federal, 20,5% dos entrevistados disseram ter consumido, nos últimos 30 dias, quatro ou mais (mulheres) e cinco ou mais (homens) doses de álcool no mesmo dia. Outro dado importante é que 6,9% afirmaram ter dirigido depois de beber, e a maioria foi homem — 11,9% confessaram ter pego o carro, enquanto apenas 2,5% delas se arriscaram ao volante.
Cigarro
O levantamento anual descobriu ainda que apenas 8,3% da população do DF são fumantes e, desses, só 1,6% consome mais de 20 cigarros por dia. O número é menor quando comparado ao ano anterior: 11,7% da população eram fumantes e 2,1% consumiam mais de 20 cigarros por dia. Porém, 7,9% ainda se consideram fumantes passivos em casa e 8,8% no trabalho — a situação pode acarretar diversos problemas de saúde.