Maionese: entenda quando ela faz mal e conheça substitutos saudáveis
Por ser feita à base de óleo de soja, a maionese é rica em gorduras que não são boas à saúde. Veja opções saborosas e não tão calóricas
atualizado
Compartilhar notícia
A maionese não é um vilão completo da alimentação, mas aumenta consideravelmente a quantidade de calorias e de sal nos pratos. Se você está tentando emagrecer, o recomendado é retirá-la do cardápio.
“Uma pequena porção de maionese tem uma grande quantidade de calorias. E é gordura de baixa qualidade, feita com óleo de soja”, alerta Filipe Marques, nutricionista esportivo funcional. A emulsão leva uma quantidade muito grande de óleo e, além disso, por se feita a partir do ovos crus, pode provocar infecções alimentares pela bactéria Salmonella.
Outro problema é a quantidade de sal deste alimento. Uma colher de sopa – ou 12 g – de maionese chega a apresentar 125 mg de sódio. O ideal é que um adulto saudável consuma, no máximo, 2,3 mil mg de sódio por dia. Para quem sofre com hipertensão, esse número cai para 1,5 mil mg
A mestre em nutrição humana, Carolina Vogado, não considera que o consumo de maionese em pequenas quantidade possa fazer mal à saúde, mas destaca que há substitutos mais saudáveis. “Ela pode ser consumida com moderação mas, quem quer perder peso, pode optar por substitutos que têm a mesma consistência e sabor bem agradável”, sugere.
A maionese é prejudicial à saúde se consumida em excesso, pois contribui para o sobrepeso, que é um fator de risco para doenças no coração, desenvolvimento de câncer, hipertensão arterial, resistência à insulina, aumento do colesterol, intolerância à glicose e diabetes, entre outros.
Veja a seguir alguns substitutos mais saudáveis para o condimento:
Maionese caseira
Pode ser feita com um óleo melhor, com azeite extra virgem, basta bater os ovos e emulsionar.
Molho pesto
É um molho feito à base de castanhas e manjericão, as vantagens dele são as vitaminas, os minerais e os antioxidantes.
Homus
Feito a partir do grão de bico, o homus tem menos calorias, mais fibras e mais proteínas que a maionese.
Maionese de abacate
O principal substituto, brilhando nas redes sociais, é a maionese de abacate. O fruto é rico em gorduras monoinsaturadas, fibras, vitaminas do complexo B, K e C, além de potássio e cobre.
Creme de queijo cottage
Tem poucas calorias e é rico em proteínas.
Creme de ricota
Tem grande quantidade de cálcio e pode ajudar a acelerar o processo de ganho de massa muscular magra.
Mostarda
Tem consistência parecida com a da maionese e menos calorias.
Iogurte (natural e grego)
Serve para colocar nas saladas ou em sanduíches. É rico em proteínas e cálcio, além de ter bem menos calorias.