Maio verde: glaucoma tem sinais silenciosos e é irreversível
A doença se desenvolve de forma lenta e progressiva, sem apresentar sintomas, e pode causar danos ao globo ocular que levam à cegueira
atualizado
Compartilhar notícia
O glaucoma é o problema de visão que mais causa cegueira irreversível em todo o mundo. Só no Brasil, estima-se que cerca de um milhão de pessoas tenham a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). Os riscos da condição escancaram a importância da campanha Maio Verde, que chama a atenção para o diagnóstico e tratamento.
A oftalmologista Tatiana Leão Vanini, do CBV Hospital de Olhos, explica que o glaucoma é uma doença onde há perda de neurônios que compõem o nervo óptico. Ele, por sua vez, é uma estrutura que faz a conexão de nossos olhos com o cérebro e que, por isso, seus danos provocam graves consequências.
“Geralmente essa perda de neurônios ocorre por aumento da pressão intraocular e leva a uma perda visual irreversível. Isso compromete, a princípio, a visão periférica do paciente. Em fases avançadas da doença, é como se o paciente estivesse enxergando através de um túnel ou tubo”, explica a especialista.
Tatiana acrescenta que a doença se desenvolve de forma lenta e progressiva ao longo dos meses ou anos. Mas existem subtipos de glaucoma que são mais rápidos e agressivos, como o agudo de ângulo fechado, no qual a pressão ocular pode subir a valores muito altos de maneira brusca, o que lesiona o nervo em poucos dias.
Para saber mais, leia a matéria na íntegra no site Saúde em dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.