metropoles.com

Maio verde: glaucoma tem sinais silenciosos e é irreversível

A doença se desenvolve de forma lenta e progressiva, sem apresentar sintomas, e pode causar danos ao globo ocular que levam à cegueira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida mostra mulher fazendo exame de vista - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mulher fazendo exame de vista - Metrópoles - Foto: Getty Images

O glaucoma é o problema de visão que mais causa cegueira irreversível em todo o mundo. Só no Brasil, estima-se que cerca de um milhão de pessoas tenham a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). Os riscos da condição escancaram a importância da campanha Maio Verde, que chama a atenção para o diagnóstico e tratamento.

A oftalmologista Tatiana Leão Vanini, do CBV Hospital de Olhos, explica que o glaucoma é uma doença onde há perda de neurônios que compõem o nervo óptico. Ele, por sua vez, é uma estrutura que faz a conexão de nossos olhos com o cérebro e que, por isso, seus danos provocam graves consequências.

“Geralmente essa perda de neurônios ocorre por aumento da pressão intraocular e leva a uma perda visual irreversível. Isso compromete, a princípio, a visão periférica do paciente. Em fases avançadas da doença, é como se o paciente estivesse enxergando através de um túnel ou tubo”, explica a especialista.

Tatiana acrescenta que a doença se desenvolve de forma lenta e progressiva ao longo dos meses ou anos. Mas existem subtipos de glaucoma que são mais rápidos e agressivos, como o agudo de ângulo fechado, no qual a pressão ocular pode subir a valores muito altos de maneira brusca, o que lesiona o nervo em poucos dias.

Para saber mais, leia a matéria na íntegra no site Saúde em dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?