metropoles.com

Magros com barriguinha correm risco de desenvolver doenças cardíacas

Afirmação é de pesquisadores da Unesp, em São Paulo, que avaliaram homens saudáveis de 18 a 30 anos, que possuíam gordura abdominal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ingo Rösler, Getty Images
pesquisa homens
1 de 1 pesquisa homens - Foto: Ingo Rösler, Getty Images

Estudo publicado recentemente por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) na revista ‘Scientific Reports’ faz um alerta importante a pessoas magras que possuem uma “leve barriguinha”. Ainda que localizada, a gordura no abdômen aumenta os riscos de desenvolver doenças cardíacas e metabólicas.

No artigo, os cientistas apresentam um novo padrão de avaliação de risco, baseado somente na relação entre a cintura e a estatura. A pesquisa investigou homens de 18 a 30 anos que se consideravam fisicamente ativos, não tinham sobrepeso e nem histórico de doenças metabólicas (como diabetes) ou cardiovasculares.

A novidade é mostrar que a relação entre a medida da cintura e a altura de um indivíduo é, por si só, um indicador de risco, sem que o paciente necessariamente tenha sobrepeso.

Para se calcular o índice de risco, os pesquisadores dividiram o tamanho da circunferência da cintura pela altura da pessoa. A medida da cintura foi tomada na região da última costela. Considerava-se saudável, até então, o indivíduo que apresentasse resultados de até 0,5. Mas o estudo demonstrou que indicadores entre 0,45 e 0,5 já podem ser classificados como arriscados.

O grupo da Unesp analisou 52 homens com índice de massa corporal (IMC) entre 20 e 25, isto é, dentro da faixa de normalidade. Todos diziam fazer atividade física com regularidade, porém, sem intensidade — por exemplo, um jogo de futebol no fim de semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?