metropoles.com

Má qualidade do ar tem reflexo no funcionamento do cérebro, diz estudo

Pessoas que trabalham em ambientes poluídos podem ter prejuízos nas funções cognitivas, como a capacidade de concentração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Escritório
1 de 1 Escritório - Foto: Getty Images

Com que frequência os filtros do ar-condicionado de onde você trabalha são higienizados? A qualidade do ar dentro de um escritório pode influenciar negativamente o funcionamento do cérebro dos funcionários, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores do programa Harvard Healthy Buildings, dos Estados Unidos. O artigo foi publicado online, em 9/9, na plataforma Environmental Research Letters.

Ao avaliar 302 funcionários de escritórios de seis países – incluindo EUA, China, Reino Unido, Índia, México e Tailândia – ao longo de 12 meses, os cientistas observaram que o estado do ar pode prejudicar funções cognitivas como a capacidade de concentração, tempo de resposta e o processamento de informações.

O grupo liderado por Joseph G. Allen, diretor do programa e autor do estudo, analisou a ventilação e a qualidade do ar dentro dos escritórios e fora deles (o ambiente externo foi considerado por conta da troca de ar que acontece pelas janelas e portas). Foram avaliados os níveis de partículas finas presentes no ar, incluindo poeira, partículas de fumo e produtos de limpeza suspensos no ar.

Ao mesmo tempo, os voluntários foram submetidos a testes cognitivos regulares no período em que estavam no trabalho, através de um aplicativo que eles mesmos deveriam ter em seus dispositivos. Os participantes precisaram resolver problemas simples de matemática e fazer o teste Stroop, onde deviam nomear a cor que uma palavra está escrita.

De acordo com o estudo, concentrações aumentadas de partículas finas e taxas de ventilação mais baixas foram associadas a tempos de resposta mais lentos e redução da precisão em uma série de testes cognitivos. As pessoas que trabalham em escritórios com má qualidade de ar interno apresentaram pior desempenho nos testes.

Com o resultado em mãos, os autores do estudo argumentam que a preocupação com a qualidade do ar não deve se limitar ao período de pandemia da Covid-19, mas se tornar uma prática comum das empresas para garantir ambientes mais saudáveis e funcionários mais saudáveis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?