metropoles.com

Lula deve passar por operação para tratar artrose. Entenda cirurgia

O presidente Lula tem reclamado de dores na perna direita devido a artrose, condição que leva ao desgaste da articulação do quadril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida de Lula em frente à avião da FAB - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Lula em frente à avião da FAB - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve passar por uma cirurgia no quadril ainda este ano para tratar uma artrose na perna direita, segundo informou a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto nesse domingo (23/7).

Lula tem se queixado de dores provocadas pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações. De acordo com a assessoria, trata-se de uma “operação programada, nada urgente”.

A cirurgia ainda não tem data para ser realizada – ela pode ocorrer entre outubro e dezembro – e os detalhes não foram divulgados. Em casos como o do presidente, é comum que os pacientes passem por uma artroplastia do quadril, a substituição da articulação lesionada por uma prótese de metal.

A cirurgia oferece melhor qualidade de vida aos pacientes, que têm redução expressiva da dor, diminuição da rigidez com o movimento próximo ao normal, aumento da capacidade e da distância de caminhada e melhora significativa para realizar a maioria das atividades de vida diária.

“Em geral, o procedimento alivia a dor e melhora a funcionalidade do paciente no dia a dia”, afirma o reumatologista Murillo Dório, da Imuno Brasil.

Lula
Lula tem se reclamado de dores provocadas pela artrose

Artrose no quadril

A artrose no quadril ou osteoartrite é caracterizada pelo desgaste da articulação do fêmur e da bacia. Essa articulação sofre com o deterioramento das cartilagens que revestem as duas estruturas ósseas, provocando dor e limitando a vida dos pacientes.

“Quando se parte essa capa de cartilagem, a articulação fica sobrecarregada e começa a sofrer um desgaste. O processo causa dor e gera um processo de inflamação no local”, explica Dório.

Para aliviar as dores, o presidente foi submetido a uma infiltração na região da lesão na manhã do domingo (23/7), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele foi atendido pelo médico Roberto Kalil Filho.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?