metropoles.com

Lubrificante como primer? Entenda riscos de nova tendência do TikTok

Truque promete minimizar a dilatação dos poros e deixar a pele mais pegajosa para que a maquiagem dure mais tempo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@caradowntonn/TikTok
Tiktok - lubrificante 01
1 de 1 Tiktok - lubrificante 01 - Foto: @caradowntonn/TikTok

Novos truques de beleza surgem diariamente nas redes sociais. Este mês o TikTok foi dominado pela #lubeprimer, hashtag criada para sinalizar vídeos que trazem lubrificantes íntimos como uma opção ao primer – produto usado para diminuir a dilatação dos poros e preparar a pele para receber a maquiagem.

Por ser pegajoso, o lubrificante permitiria uma boa fixação da maquiagem e também proporcionaria o fechamento dos poros.

A criadora de conteúdos Rady foi uma das primeiras a divulgar o truque, com um vídeo que rapidamente viralizou e alcançou a marca de mais de 6,8 milhões de visualizações até esta quinta-feira (11/11).

@itsradybest makeup hacks pt. 2 💕✨ ib: @mimiermakeup ##fyp ##makeuphacks ##makeuptips ##makeuptipstiktok ##makeup ##makeuptutorial♬ make love verse – emm.

Depois dela, milhares de usuários das redes passaram a reproduzir o vídeo em suas próprias versões. Ao todo, os conteúdos relacionados ao #lubeprimer somam mais de 10,4 milhões de visualizações.

@caradowntonn#stitch with @itsrady LUBE PRIMER 😳 well that was interesting….. #lubeprimer #durex #makeuphacks #tiktoktrend♬ original sound – Caradowntonn

Riscos

Apesar de o efeito imediato parecer positivo, o dermatologista André Moreira afirma que a prática é “arriscada e perigosa”, uma vez que o produto contém ingredientes como álcoois e Nonoxinol-9, um espermicida que pode causar irritação e alergia na pele. Além disso, o lubrificante pode entupir os poros e provocar erupções no rosto.

O dermatologista destaca que as farmácias e marcas especializadas dispõe de muitas opções de lubrificantes – à base de água, silicone e óleo –, mas nenhuma delas foi testada para ser usada no rosto. Por outro lado, a indústria dos cosméticos conta com opções variadas de primers.

“Eu vejo muitos problemas nisso. O primeiro é que existem muitos produtos no mercado e, quando são criados, eles são testados em laboratório para o uso como lubrificantes. Eles não foram testados como primer e isso pode dar alergia, irritação e uma série de problemas”, alertou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?