Longevidade: veja as dicas de vó Pifa, 105 anos, para envelhecer bem
Moradora do DF não deixa idade atrasá-la e até tatuagem fez para comemorar o último aniversário. Dicas de saúde são simples e fáceis
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 105 anos, Epifânia Maria de Jesus Mendes, a vó Pifa, é uma das moradoras mais longevas do Distrito Federal. Ela conta que “é da multidão”, e faz questão de aproveitar a vida com muita saúde.
A receita do sucesso e do envelhecimento saudável é simples: acordar cedo, comer de tudo, solzinho de manhã e beber muita água. “Meu conselho é se organizar e ter horário para tudo. Também faz parte saber o que comer, e eu como de tudo, nada me faz mal. Sou uma felizarda”, conta a cantora, poetisa e piadista.
Animadíssima, vó Pifa fez a quarta tatuagem para comemorar o aniversário de 105 anos completos em 7/4 — ela nasceu em 1917, na Bahia, e veio para o centro do país ajudar na construção de Goiânia. Anos depois, se mudou para fazer o mesmo por Brasília. Ela quer entrar para o livro dos recordes como a pessoa mais idosa a ter feito uma tatuagem.
Mesmo com a idade, vó Pifa segue inventando novas distrações e ocupações. A primeira tatuagem veio aos 98 e aos 102, lançou o primeiro disco como cantora. Mesmo sem saber ler ou escrever, ela também recita poemas de autoria própria.
“Eu como de tudo, brinco, curto a vida. A vida é digna de ser vivida, e eu sou um felizarda de ter toda essa idade com saúde”, diz.
Os três principais conselhos de saúde de dona Pifa
- “Comer de tudo” – uma dieta variada, que garanta carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais é a chave para garantir diferentes nutrientes para o corpo. Como regra geral é importante investir na “comida de verdade” – que corresponde ao gêneros frescos como frutas, verduras e víveres – e evitar os alimentos industrializados.
- “Solzinho de manhã” – tomar sol antes das 10h da manhã é a maneira mais eficiente de garantir vitamina D para o corpo. A vitamina D auxilia no equilíbrio de cálcio e fósforo, necessários para a mineralização dos ossos, na contração dos músculos, na condução dos estímulos nervosos e na função celular geral.
- “Beber muita água” – a água é fundamental para todas as células do corpo. Ela contribui para a regulação da temperatura corporal, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e colabora no transporte e distribuição de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células. Por não ser capaz de produzir água, o organismo precisa que haja hidratação constante.