metropoles.com

Longevidade: cientistas conseguem aumentar vida útil de células em 82%

Cientistas reverteram o envelhecimento a partir de mudanças genéticas com chance de quase dobrar o tempo de vida da célula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Artur Plawgo/Science Photo Library
Ilustração de células de levedura - Metrópoles
1 de 1 Ilustração de células de levedura - Metrópoles - Foto: Artur Plawgo/Science Photo Library

Usando edições de DNA, pesquisadores americanos conseguiram criar um método para dar um tempo de vida 82% maior às células. A técnica, chamada de engenharia de longevidade, pode embasar investigações futuras sobre o combate ao envelhecimento.

A descoberta foi publicada pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, na revista Science nessa quinta-feira (27/4). Os biólogos moleculares afirmam que é a primeira vez que a mudança genética consegue retardar o envelhecimento celular nesse nível.

Na pesquisa, foram usadas células de levedura, muito usadas em pesquisa por sua intensa multiplicação, mas os pesquisadores afirmam que o método poderia ser replicado em células humanas. “A técnica de reprogramação celular pode ser usada em organismos mais complexos”, explicam os pesquisadores no estudo.

Para conseguir reverter o envelhecimento celular, os cientistas criaram circuitos genéticos que permitiram que tanto o núcleo da célula como suas mitocôndrias tivessem seus processos de transcrição de DNA aperfeiçoados — a “reciclagem” impede o acúmulo de toxinas.

“Esses resultados representam um avanço no uso da engenharia biológica para planejar circuitos genéticos sintéticos que consigam controlar complexos biológicos como o envelhecimento”, afirma o editor da revista Science, L. Bryan Ray.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?