metropoles.com

Lollapalooza: confira um guia para ter energia nos 3 dias de shows

Especialistas ouvidos pelo Metrópoles dão dicas de alimentação e alongamento para manter a energia para curtir o Lollapalooza

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida: pessoas curtindo show de música - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: pessoas curtindo show de música - Metrópoles - Foto: Getty Images

O festival Lollapalooza começa nesta sexta-feira (23/3), com três dias de shows acontecendo simultaneamente em quatro palcos espalhados pelo Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A maratona exige disposição e resistência física do público. O Metrópoles ouviu três especialistas que dão dicas para aproveitar o festival com energia e sem dores no corpo.

“O ideal para se manter disposto é curtir sem esquecer de se cuidar. O corpo tem pouco tempo para restabelecer a energia entre os dias de festival”, afirma o nefrologista Pedro Mendes, do Hospital Brasília.

Hidrate-se entre os shows

Para evitar as filas dos banheiros, algumas pessoas optam por não beber água. Um erro, segundo Mendes. Aliado a isso, há a ingestão de bebidas alcoólicas, que aumenta a vontade de urinar e, consequentemente, a perda de líquido. “O grande problema dessa combinação é a pessoa ficar desidratada”, afirma.

O médico explica que as células dependem de um nível adequado de água para funcionar. Normalmente, o rim é um dos primeiros órgãos que sofre com a desidratação, porque ele ajuda a controlar o balanço de água.

“Sem a hidratação adequada, o rim tenta reter o máximo de água que conseguir, causando sobrecarga em seu funcionamento”, esclarece Mendes.

Evite dores nas pernas

As pernas e as articulações são muito exigidas durante um festival como este. A edição de 2023 do Lollapalooza ocorre no Autódromo de Interlagos, onde os fãs devem andar longas distâncias para conseguir ver o maior número possível de shows. Há quem prefira permanecer no mesmo local por todo o dia para garantir um lugar o mais próximo possível dos ídolos.

Mesmo que passe o dia pulando e dançando, o ideal é que se façam pequenas caminhadas de tempos em tempos para evitar dores nas pernas. “Nesse momento, você melhora a circulação e o fluxo sanguíneo nos membros inferiores”, afirma o médico do Hospital Brasília.

O educador físico e nutricionista Eduardo Lustosa, da academia Ultra, de Brasília, indica uma série de exercícios que podem ser feitos em poucos minutos antes de sair para o festival e durante o dia. Os alongamentos devem envolver o pescoço, tronco, membros superiores e inferiores para melhorar a circulação sanguínea e resistência.

Confira o vídeo:

Roupas confortáveis

Opte pelas roupas mais confortáveis possíveis, e dê preferência às com tecidos leves e de cores claras, que não absorvem a luz do sol. Os tênis e outros modelos de sapatos apropriados ajudam a reduzir o impacto nas articulações.

Alimentação

As opções de alimentos vendidos no festival são limitadas – a maioria delas são refeições práticas para consumo rápido –, mas isso não significa que o cuidado com a alimentação deve ser deixado de lado. As escolhas do café da manhã e do almoço podem garantir um dia com mais disposição para encarar os shows.

Entre as opções, a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica Nutrindo o Conhecimento, de Brasília, indica:

  • Sanduíche natural: duas fatias de pão, frango desfiado, requeijão e salada;
  • Vitamina: leite, aveia e uma fruta;
  • Uma opção leve: iogurte natural integral, whey protein, granola e fruta;
  • Refeição leve: arroz, feijão, salada e uma proteína, podendo ser carne, frango ou peixe.

“É sempre bom garantir uma refeição completa antes de sair de casa. Ainda mais por passar várias horas em pé e se movimentando”, afirma a nutricionista.

Durante os shows

Quanto mais natural e saudável a alimentação, melhor será a disposição e bem-estar. Por outro lado, a ingestão de comidas ricas em calorias, com muita gordura, acaba desviando o fluxo sanguíneo para a digestão, prejudicando outros órgãos.

Barrinhas de proteínas e frutas são ótimas opções para levar na bolsa, e ambas são permitidas pela organização do festival. Castanhas e frutas desidratadas também podem ajudar nos lanchinhos. Água, água de coco e os energéticos sem açúcar podem ser úteis caso se precise de energia extra.

Para quem não resiste aos lanches de festivais, a nutricionista indica as melhores opções: pipoca salgada, hambúrguer simples (sem bacon e molhos com maionese), churrasquinho e prato feito. “Evitar as frituras já é um grande passo”, afirma Laura.

Como evitar intoxicação alimentar

4 imagens
Uma das causas para intoxicação alimentar pode ser o consumo de alimentos estragados
Novas experiências gastronômicas podem causar intoxicação alimentar
Suco detox auxilia no funcionamento do intestino e  desintoxica
1 de 4

Leve os próprios lanches aos passeios para diminuir o risco de intoxicação alimentar

picture alliance
2 de 4

Uma das causas para intoxicação alimentar pode ser o consumo de alimentos estragados

Anadolu Agency
3 de 4

Novas experiências gastronômicas podem causar intoxicação alimentar

Peter Dazeley
4 de 4

Suco detox auxilia no funcionamento do intestino e desintoxica

BURCU ATALAY TANKUT

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?