Lollapalooza: confira um guia para ter energia nos 3 dias de shows
Especialistas ouvidos pelo Metrópoles dão dicas de alimentação e alongamento para manter a energia para curtir o Lollapalooza
atualizado
Compartilhar notícia
O festival Lollapalooza começa nesta sexta-feira (23/3), com três dias de shows acontecendo simultaneamente em quatro palcos espalhados pelo Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A maratona exige disposição e resistência física do público. O Metrópoles ouviu três especialistas que dão dicas para aproveitar o festival com energia e sem dores no corpo.
“O ideal para se manter disposto é curtir sem esquecer de se cuidar. O corpo tem pouco tempo para restabelecer a energia entre os dias de festival”, afirma o nefrologista Pedro Mendes, do Hospital Brasília.
Hidrate-se entre os shows
Para evitar as filas dos banheiros, algumas pessoas optam por não beber água. Um erro, segundo Mendes. Aliado a isso, há a ingestão de bebidas alcoólicas, que aumenta a vontade de urinar e, consequentemente, a perda de líquido. “O grande problema dessa combinação é a pessoa ficar desidratada”, afirma.
O médico explica que as células dependem de um nível adequado de água para funcionar. Normalmente, o rim é um dos primeiros órgãos que sofre com a desidratação, porque ele ajuda a controlar o balanço de água.
“Sem a hidratação adequada, o rim tenta reter o máximo de água que conseguir, causando sobrecarga em seu funcionamento”, esclarece Mendes.
Evite dores nas pernas
As pernas e as articulações são muito exigidas durante um festival como este. A edição de 2023 do Lollapalooza ocorre no Autódromo de Interlagos, onde os fãs devem andar longas distâncias para conseguir ver o maior número possível de shows. Há quem prefira permanecer no mesmo local por todo o dia para garantir um lugar o mais próximo possível dos ídolos.
Mesmo que passe o dia pulando e dançando, o ideal é que se façam pequenas caminhadas de tempos em tempos para evitar dores nas pernas. “Nesse momento, você melhora a circulação e o fluxo sanguíneo nos membros inferiores”, afirma o médico do Hospital Brasília.
O educador físico e nutricionista Eduardo Lustosa, da academia Ultra, de Brasília, indica uma série de exercícios que podem ser feitos em poucos minutos antes de sair para o festival e durante o dia. Os alongamentos devem envolver o pescoço, tronco, membros superiores e inferiores para melhorar a circulação sanguínea e resistência.
Confira o vídeo:
Roupas confortáveis
Opte pelas roupas mais confortáveis possíveis, e dê preferência às com tecidos leves e de cores claras, que não absorvem a luz do sol. Os tênis e outros modelos de sapatos apropriados ajudam a reduzir o impacto nas articulações.
Alimentação
As opções de alimentos vendidos no festival são limitadas – a maioria delas são refeições práticas para consumo rápido –, mas isso não significa que o cuidado com a alimentação deve ser deixado de lado. As escolhas do café da manhã e do almoço podem garantir um dia com mais disposição para encarar os shows.
Entre as opções, a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica Nutrindo o Conhecimento, de Brasília, indica:
- Sanduíche natural: duas fatias de pão, frango desfiado, requeijão e salada;
- Vitamina: leite, aveia e uma fruta;
- Uma opção leve: iogurte natural integral, whey protein, granola e fruta;
- Refeição leve: arroz, feijão, salada e uma proteína, podendo ser carne, frango ou peixe.
“É sempre bom garantir uma refeição completa antes de sair de casa. Ainda mais por passar várias horas em pé e se movimentando”, afirma a nutricionista.
Durante os shows
Quanto mais natural e saudável a alimentação, melhor será a disposição e bem-estar. Por outro lado, a ingestão de comidas ricas em calorias, com muita gordura, acaba desviando o fluxo sanguíneo para a digestão, prejudicando outros órgãos.
Barrinhas de proteínas e frutas são ótimas opções para levar na bolsa, e ambas são permitidas pela organização do festival. Castanhas e frutas desidratadas também podem ajudar nos lanchinhos. Água, água de coco e os energéticos sem açúcar podem ser úteis caso se precise de energia extra.
Para quem não resiste aos lanches de festivais, a nutricionista indica as melhores opções: pipoca salgada, hambúrguer simples (sem bacon e molhos com maionese), churrasquinho e prato feito. “Evitar as frituras já é um grande passo”, afirma Laura.
Como evitar intoxicação alimentar
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.