metropoles.com

Lockdown: Covid-19 prende mais de 8 milhões de brasileiros em casa

A medida já foi decretada em 13 cidades. Ministro da Saúde informa que outros locais devem adotar a prática nas próximas semanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ETINHO CASAS NOVAS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Homem usando roupas especiais faz a limpeza de uma favela do rio de janeiro
1 de 1 Homem usando roupas especiais faz a limpeza de uma favela do rio de janeiro - Foto: ETINHO CASAS NOVAS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

As ações de lockdown já afetam mais de 8 milhões de pessoas no Brasil. O número representa a soma da população das 12 cidades e dos três bairros do Rio de Janeiro que restringiram fortemente a circulação de pessoas para tentar controlar a Covid-19. Juntas, as áreas afetadas pela prática totalizam 18,3 mil casos confirmados e 1.428 mortes.

Antes realidade apenas em países que estavam no ápice da epidemia do coronavírus, a determinação é o distanciamento social mais drástico, ou seja, quando as pessoas são autorizadas a sair de casa apenas em casos excepcionais. A gradação do lockdown, entretanto, varia de acordo com os serviços considerados essenciais pelo governo local. O confinamento pode incluir apenas alguns setores da cidade ou todo o território.

Dentre as cidades brasileiras que decretaram o bloqueio, Fortaleza (CE) é a maior delas. Anunciada no início da semana, a medida começou na sexta-feira (08/05). A capital cearense tinha 9.664 casos confirmados até o dia 8 de maio e 694 mortes. A incidência de Covid-19 era de 362,2 infectados para cada 100 mil habitantes, a maior dentre os lugares onde a ação foi imposta.

Os dados foram levantados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a população de cada município, do Brasil.Io para os casos por cidade e do Data.Rio para os bairros cariocas.

A capital cearense não foi a primeira, entretanto, a decretar o lockdown. São Luís (MA) iniciou o movimento na terça-feira (04/05) após uma decisão judicial determinando a medida. A cidade soma 1,1 milhão de pessoas e registrou 3,7 mil casos confirmados, representando 339,9 diagnosticados a cada 100 mil habitantes.

7 imagens
Em São Luís (MA), moradores passaram a precisar de autorização para circular nas ruas
No Rio de Janeiro (RJ), o lockdown começou por três bairros da zona norte
Baixa adesão ao isolamento social aumentou os casos em Fortaleza
São Paulo (SP) lidera número de casos de coronavírus no país
No DF, adesão ao isolamento social varia
1 de 7

Belém (PA) e municípios vizinhos decretaram lockdown em maio

Leandro Santana / ASCOM PCPA
2 de 7

Em São Luís (MA), moradores passaram a precisar de autorização para circular nas ruas

DOUGLAS JÚNIOR/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
3 de 7

No Rio de Janeiro (RJ), o lockdown começou por três bairros da zona norte

ETINHO CASAS NOVAS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
4 de 7

Baixa adesão ao isolamento social aumentou os casos em Fortaleza

MATEUS DANTAS/ZIMEL PRESS/ESTADAO CONTEUDO
5 de 7

São Paulo (SP) lidera número de casos de coronavírus no país

GUILHERME GANDOLFI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
6 de 7

No DF, adesão ao isolamento social varia

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 7

Na capital do país, comércio reabriu

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A terceira cidade com a determinação de fechamento total é Belém (PA). A capital paraense tem 1,5 milhão de habitantes e 3,1 mil diagnósticos. O Pará também tem outras nove cidades em lockdown. Juntas, elas somam 1,2 milhão de habitantes e 1,2 mil infectados –  incidência de 103,3 casos a cada 100 mil pessoas.

Além disso, três bairros cariocas já estão em confinamento. O maior é Campo Grande, com 691 mil habitantes e 287 casos confirmados. Em seguida vem Bangu, com 467 mil moradores e 177 diagnósticos confirmados. O terceiro é Santa Cruz, que tem 410 mil moradores e 111 infectados.

Segundo o ministro da Saúde, Nelson Teich, nas próximas semanas, outros municípios do país devem implementar a medida para conter coronavírus. O prefeito de Salvador (BA), ACM Neto, também anunciou planos para fazer ‘lockdown setorizado’ na capital baiana, mas sem oferecer detalhes.

Na segunda-feira (11/05), outras duas cidades devem pôr em prática a ação, ambas no Rio de Janeiro. Niterói, com 513 mil pessoas, 524 casos de coronavírus e 35 mortes; e São Gonçalo, com 1,1 milhão de habitantes, 374 casos e 34 mortes. Assim, na próxima semana, quase 10 milhões de brasileiros estarão em confinados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?