metropoles.com

Lisa Marie Presley: 4 passos para socorrer uma vítima de parada cardíaca

A cantora foi encontrada morta na última quinta (12), vítima de uma parada cardíaca. Chamar a emergência o mais rápido possível é essencial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joe Scarnici/Getty Images for Icelandic Glacial
Lisa Marie Presley posa para fotos no Globo de Ouro. Ela utiliza um vestido preto, com detalhes em dourado e brincos pretos - Metrópoles
1 de 1 Lisa Marie Presley posa para fotos no Globo de Ouro. Ela utiliza um vestido preto, com detalhes em dourado e brincos pretos - Metrópoles - Foto: Joe Scarnici/Getty Images for Icelandic Glacial

A filha única do cantor Elvis Presley, Lisa Marie Presley, 54 anos, morreu na última quinta-feira (12/1), vítima de uma parada cardíaca. A cantora foi encontrada morta em sua casa, na Califórnia.

Uma pessoa que sofre parada cardíaca entra em colapso de repente, fica inconsciente, sem resposta, e apresenta dificuldades de respiração ou falta de ar. Sem tratamento imediato, o paciente pode vir a óbito em poucos minutos. Por isso, a primeira coisa a se fazer ao presenciar alguém sofrendo um ataque cardíaco é ligar para a emergência.

No entanto, existem cinco técnicas de reanimação cardiopulmonar (RPC) que podem ser aplicadas por qualquer pessoa para ajudar a salvar a vítima. Confira:

1. Verifique a respiração

Por meio de sons ou movimentos do tórax, certifique-se de que a vítima está respirando. Se ela estiver sem ar ou com dificuldades para respirar, deite-a de barriga para cima em uma superfície rígida e inicie a manobra de RPC.

2. Compressão torácica

Ajoelhe-se ao lado da vítima. Com os dedos entrelaçados e os braços esticados, posicione as mãos no centro do tórax, entre os mamilos. Comece a fazer compressões rápidas e fortes, com frequência de cinco compressões a cada três segundos.

Continue a manobra de reanimação até a chegada do socorro ou se a vítima se recuperar.

3. Use o desfibrilador

Caso a parada cardíaca aconteça em um local público, verifique se existe algum desfibrilador disponível. O aparelho pode ser manuseado pelo socorrista. Basta seguir as instruções contidas no produto.

4. Não faça respiração boca a boca

O socorrista leigo não precisa fazer a respiração boca a boca em adultos e adolescentes nos primeiros minutos da parada cardíaca. Isso porque, quando essas vítimas entram em colapso de repente, ainda há oxigênio suficiente no sangue para manter a saúde dos órgãos vitais.

A respiração boca a boca só é recomendada em crianças e vítimas de parada prolongada, overdose e afogamento. Nesse caso, faça duas respirações para cada 30 compressões.

Existem diversos relatos de vítimas de parada cardíaca que receberam atendimento imediato, sobreviveram e mantiveram preservadas as funções cardíacas e cerebrais.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?