metropoles.com

Linfomas: entenda diferenças dos casos de Caio Ribeiro e Caike Luna

Tumores ligados ao sistema imunológico apresentam sinais diferentes e também não utilizam o mesmo protocolo de tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Linfoma
1 de 1 Linfoma - Foto: Divulgação

No último domingo (03/10), o comentarista esportivo e ex-jogador de futebol, Caio Ribeiro, anunciou em seu perfil no Instagram que, após o resultado de alguns exames, estava curado de um Linfoma de Hodgkin, câncer que afeta o sistema imunológico. “Acho que foi o maior jogo da minha vida e a gente venceu. Juntos!!!”, escreveu.

No mesmo dia, porém, o ator Caike Luna, faleceu após não resistir ao tratamento contra um Linfoma Não-Hodgkin. “As duas categorias – Hodgkin e não-Hodgkin -, contudo, apresentam outros subtipos específicos, com características clínicas diferentes entre si e prognósticos variáveis.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o linfoma Não-Hodgkin (LNH) atingiu 12.030 brasileiros em 2020 e provocou a morte de 4.923 pessoas. O câncer tem origem no sistema linfático e está diretamente ligado à resposta imunológica do paciente.

Já o linfoma de Hodgkin atingiu 2.640 brasileiros no último ano e fez 532 vítimas fatais. Assim como o LNH, o câncer acomete o sistema linfático e imunológico, porém, de forma ordenada, através dos vasos linfáticos. Por isso, ele costuma aparecer, predominantemente, nas regiões do pescoço e do tórax – fatores que facilitam seu diagnóstico precoce.

Saiba quais são os sintomas e mais detalhes sobre os dois tipos de linfoma no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?