Leucemia: saiba sintomas do câncer que matou Silvio Berlusconi
Político italiano foi diagnosticado com um tipo de câncer no sangue que debilitou seu estado de saúde. Leucemia foi descoberta em abril
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi morreu aos 86 anos, nesta segunda-feira (12/6). Ele estava internado no Hospital San Raffaele, em Milão, desde a última semana, para tratar uma infecção pulmonar decorrente da leucemia mielomonocítica crônica (LMMC).
O câncer no sangue que vitimou o político da direita italiana acomete as células do sangue, que são produzidas na medula óssea.
Quem possui a leucemia mielomonocítica crônica acaba fabricando uma quantidade excessiva de leucócitos, células de defesa. O problema pode resultar ainda na baixa produção de outros tipos de células sanguíneas, levando os pacientes a um estado de anemia e fadiga constante, além de prejuízos para o funcionamento do sistema imunológico.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito tanto em exames de sangue que apontam a taxa excessiva de leucócitos e exames da medula óssea.
A média de sobrevida de pessoas com a doença é de cerca de 20 meses, de acordo com dados do Oncoguia. Cerca de 80% das pessoas com a doença acaba morrendo em até cinco anos após o diagnóstico.
No caso de Berlusconi, a leucemia mielomonocítica crônica foi revelada em abril. “É difícil, mas vou conseguir superar”, disse ele em entrevistas.
O político liderou a Itália entre 1994 e 2011 e seguia sendo uma figura importante da direita local, apesar dos escândalos sexuais e acusações de corrupção.
Sinais da leucemia mielomonocítica crônica
Os sintomas mais comuns da doença são relacionados à fraqueza: anemia, fadiga, falta de ar, palidez, hemorragias e hematomas. Além disso, a leucemia mielomonocítica crônica pode levar ao aumento do baço ou do fígado.
O aumento no baço pode provocar dor na parte superior esquerda do abdômen e sensação constante de saciedade. O aumento do fígado, por sua vez, causa desconforto principalmente na parte superior direita do abdômen.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.