metropoles.com

Fiocruz: letalidade da dengue é maior em crianças com menos de 5 anos

Estudo da Fiocruz revela que a maioria das vítimas fatais entre crianças e adolescentes na atual epidemia de dengue tem menos de cinco anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Mosquito da dengue - Metrópoles
1 de 1 Mosquito da dengue - Metrópoles - Foto: GettyImages

Na atual epidemia de dengue no Brasil, a doença tem atingido com maior gravidade crianças até 5 anos. A análise foi feita pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância) da Fiocruz/Unifase.

O estudo também mostra que adolescentes entre 10 e 14 anos apresentam o maior número de casos registrados neste ano, mas a letalidade da doença é maior para as menores de 5, seguidas das que estão na faixa etária entre 5  e 9 anos. 

Os pesquisadores analisaram 239.402 casos de dengue em crianças de até 14 anos, o número corresponde ao registros feitos pelo Ministério da Saúde para o grupo etário nas dez primeiras semanas epidemiológicas de 2024. No período, 41,8% dos casos ocorreu na faixa etária de 10 a 14 anos, 24,5% entre os menores de 5 anos e 33,7% entre crianças de 5 a 9 anos.  

Segundo o coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, o Ministério da Saúde deve levar em consideração o levantamento e ampliar a faixa etária de vacinação. “Nossa recomendação é que a imunização avance para as crianças mais novas, de 5 a 9 anos, que estão morrendo mais, proporcionalmente”, acrescentou. 

Mortalidade da dengue

Das 52 mortes por dengue registradas entre crianças neste ano, 44,2% foram entre crianças com menos de 5 anos, enquanto 32,7% ocorreram na faixa etária de 5 a 9 anos e 23,1%, de 10 a 14 anos. 

A análise alerta para um aumento de 21,2% no número de óbitos na décima semana em relação à anterior, o que sugere a necessidade de reforço nas medidas de prevenção à doença. 

É importante que a população use telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão; remova os recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos; vede os reservatórios e as caixas de água; desobstrua calhas, lajes e ralos; entre outras ações de prevenção. 

Sintomas de dengue:

  • dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;
  • vômitos persistentes;
  • acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
  • coceira;
  • aumento do tamanho do fígado e
  • sangramento de mucosa.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?