Letalidade da Covid-19 entre crianças caiu, diz Sociedade de Pediatria
Levantamento da entidade mostra que, apesar do crescimento de internações, a infecção está fazendo menos vítimas entre o grupo etário
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com um relatório emitido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), apenas em 2021, 65 crianças com menos de 5 anos faleceram em decorrência da Covid-19, uma média de 1,16 por dia. No ano passado, foram 562 mortes registradas na faixa etária, com média de 1,5 por dia.
Apesar do número alto de casos e óbitos que o Brasil vem enfrentando no momento, os dados são mais otimistas para crianças pequenas. O número de internações por Covid-19 cresceu de 20,39 por dia em 2020 para 21,57 por dia este ano, mas, segundo a SBP, a letalidade da infecção caiu de 7,42% para 5,3% no mesmo período para a faixa etária.
“Quando observamos um aumento generalizado da doença, vamos ver um número absoluto de adolescentes, idosos, crianças, todas as faixas etárias, se distribui com a mesma proporção. Mas as crianças raramente são hospitalizadas, menos de 3% das internações dizem respeito a menores de 20 anos de idade, cerca de 1,5% são menores de onze anos, e só 0,5% ou 0,3% das mortes são com menores de 5 anos”, explicou Renato Kfouri, um dos presidentes do departamento de imunizações da SBP, em entrevista à Globonews.
Ele também explica que, apesar de 0,3% das mortes parecer pouco, são quase mil pessoas desde o começo da pandemia. “É muita gente, não podemos nos contentar e dizer que não são importantes, mas dentro do total, as crianças são poupadas proporcionalmente. Isso não é só no Brasil”, completa.
Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano: