Lenço umedecido após n° 2 prejudica saúde do ânus, alerta médico
Prática pode levar ao desequilíbrio entre bactérias boas e ruins, causando sintomas como desconforto e vermelhidão
atualizado
Compartilhar notícia
Há pessoas que preferem usar lenços umedecidos para realizar a higiene íntima depois de fazerem cocô. O hábito, entretanto, pode ser ruim para a saúde desta parte do corpo.
O alerta foi dado pelo médico Evan Goldstein, especializado em cirurgia anal e saúde da população LGBTQIA+, em entrevista ao site Well+Good.
Em comparação com o uso papel higiênico, a limpeza com lenço umedecido pode até trazer uma maior sensação de limpeza. No entanto, a prática pode atrapalhar a homeostase – equilíbrio entre as bactérias boas e ruins – que estão na região do ânus.
Se as bactérias ruins predominarem no local, isso pode levar à criação de fungos e irritações. Os sinais mais comuns de que isso está acontecendo são vermelhidão e desconforto no ânus.
“As pessoas tendem a usar lenços umedecidos e depois levantar as calças, então a umidade fica lá. A umidade causa uma mudança nas bactérias, levando à irritação”, explicou o cirurgião Evan Goldstein, que tem consultório em Nova York, nos Estados Unidos.
O médico explica que é comum que as pessoas que usam lenços umedecidos tenham sensação de fissuras e hemorroidas. Na verdade, o que causa isso são as irritações causadas pelas bactérias ruins. Para os que estão com sintomas assim, Goldstein aconselha uma visita ao médico.