Laxantes naturais: saiba quais alimentos evitam a prisão de ventre
Mamão, ameixa e kiwi são algumas das frutas que colaboram para o bom funcionamento do organismo. O consumo de fibras e água é essencial
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos 30% da população brasileira sofre com intestino preso, sobretudo as mulheres – sete em cada 10 brasileiras apresenta constipação crônica. Há muitos alimentos que possuem efeito laxante e seu consumo diário pode aumentar o volume das vezes e facilitar o trânsito intestinal. Mamão, laranja, ameixa e abóbora, por exemplo, são ricos em fibra e água e ajudam a diminuir a prisão de ventre.
Os alimentos a seguir também são laxantes naturais:
- Frutas: figo, pera, maçã, kiwi;
- Verduras: alface, rúcula, agrião, couve, brócolis, repolho, berinjela e abobrinha;
- Grãos: aveia, farelo de aveia, farelo de trigo, milho, lentilha, quinoa;
- Sementes: chia, linhaça, gergelim;
- Oleaginosas: castanhas, amendoim, amêndoas, nozes;
- Bebidas: café, chá de erva-cidreira e de cáscara sagrada.
De acordo com o proctologista Dirceu de Castro, do Hospital Santa Lúcia, pacientes com histórico de constipação devem manter uma dieta rica em fibras secas – como linhaça, aveia, farelo de trigo – e também em úmidas – frutas e vegetais. Abacate é também uma boa opção, por conta de seu alto teor de gordura.
O médico explica que não basta manter uma dieta rica em fibras. O paciente precisa beber, no mínimo, entre dois e três litros de água por dia para que o intestino funcione adequadamente. “A água ajuda a formar o bolo fecal”, explica Castro. Segundo o especialista, hábitos intestinais saudáveis são essenciais para prevenir o câncer de colorretal.