Lanche pouco saudável estraga a dieta de 25% das pessoas, diz estudo
Se preocupar com a qualidade da alimentação não vale só para as refeições principais: lanches ruins podem estragar um programa alimentar bom
atualizado
Compartilhar notícia
Você pensa bem no que coloca no prato para o almoço? Ótimo. Mas se na hora do lanche você não tem a mesma preocupação, seu plano alimentar pode estar indo por água abaixo.
Um estudo publicado nessa quinta-feira (14/9) no European Journal of Nutrition revelou que ao menos uma em cada quatro pessoas que diz se preocupar em fazer boas escolhas na dieta não avalia o que vai beliscar durante o dia.
O estudo analisou os hábitos alimentares de 854 pessoas e descobriu que boa parte delas não planeja o lanche como parte de uma rotina saudável, priorizando petiscos com excesso de açúcar e de calorias.
Impacto do lanche ruim
Os que não optaram por lanches saudáveis tiveram maior risco de ter problemas de pressão e excesso de gordura corporal em relação aos que se preocupavam em fazer pequenas refeições saudáveis. Além disso, o lanche escolhido em alguns casos era extremamente calórico, aumentando muito o nível de ingestão diária de energia.
De acordo com a pesquisa, os petiscos que mais atrapalharam a dieta foram:
- Bolos e tortas (14% das calorias diárias);
- Cereais matinais (13%);
- Sorvetes e sobremesas lácteas congeladas (12%);
- Donuts e pães (12%);
- Doces (11%);
- Biscoitos e brownies (11%).
Possibilidades saudáveis
“Considerando que 24% de nossas calorias diárias vêm de pequenas refeições, devemos trocar um lanche não-saudável, como biscoitos, batatas fritas e bolos, por opções como frutas e nozes, o que é uma maneira muito simples de melhorar sua saúde”, defende a nutricionista Sarah Berry, do King’s College de Londres, chefe do estudo, em comunicado à imprensa.
A média de lanches diários dos participantes foi de 2,2 ao dia, com 47% dos voluntários petiscando duas vezes ao dia. O hábito não é prejudicial, desde que as escolhas sejam bem planejadas. Os cientistas recomendam queijos de baixa caloria, nozes e frutas secos como alternativas.
Veja o que não deve ser consumido no café da manhã segundo nutricionistas:
Siga a editoria de Saúde do Metrópoles no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!