metropoles.com

Lágrimas de jacaré têm potencial para tratar doenças oculares

Pesquisadores brasileiros e da Universidade da Califórnia estão estudando as propriedades contidas na secreção do animal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
jacaré
1 de 1 jacaré - Foto: iStock

Uma veterinária da Universidade Federal da Bahia (UFBA) estuda como as lágrimas produzidas por jacarés e por outros animais vertebrados podem ser úteis para a produção de medicamentos capazes de tratar problemas oculares relacionados à lubrificação.

A pesquisadora Arianne Pontes Oriá explica que os jacarés conseguem passar até duas horas sem piscar, com a lubrificação lacrimal mais estável, ao contrário dos humanos, que piscam cerca de 15 vezes por minuto para manter a córnea lubrificada.

A equipe de Arianne trabalha em parceria com a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, para analisar e detalhar as proteínas que compõem a lágrima do réptil e de outros animais vertebrados, incluindo tartarugas, falcões, papagaios, corujas e outras aves, segundo entrevista ao site G1.

São necessárias coletas de lágrimas de seis animais para que os pesquisadores consigam o equivalente a 1 ml de material. O processo completo de coleta pode durar até quatro dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?