metropoles.com

“Kit ressaca”: médica alerta para risco de misturar medicamentos

Aliados ao consumo excessivos de álcool, os kits de remédios podem sobrecarregar o fígado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ FreePik
Mulher com as mãos no rosto deitada em uma cama de lençóis brancos
1 de 1 Mulher com as mãos no rosto deitada em uma cama de lençóis brancos - Foto: Reprodução/ FreePik

O Carnaval é uma época de festa e diversão, mas também é conhecido por exageros, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Para muitos, o uso de medicamentos como o chamado “kit ressaca” é uma alternativa para diminuir os efeitos negativos do álcool. Especialistas alertam, entretanto, que a prática pode trazer riscos à saúde.

O chamado “kit ressaca” é uma combinação de remédios e substâncias que muitas pessoas utilizam para aliviar os sintomas do excesso de álcool. No entanto, esses kits não só não funcionam como também podem ser perigosos para o fígado e a saúde em geral.

Segundo a hepatologista Cláudia Ivantes, do Centro de Cirurgia, Gastroenterologia e Hepatologia (CIGHEP), do Paraná, o consumo de álcool em excesso pode causar cirrose hepática e outras doenças do fígado. Além disso, o uso dos medicamentos do “kit ressaca”, como os analgésicos e os anti-inflamatórios, trazem riscos adicionais, pois podem sobrecarregar ainda mais o fígado.

“O fígado é o órgão responsável por metabolizar o álcool no organismo e o consumo excessivo pode levar à inflamação. Esses medicamentos geralmente são compostos por substâncias como paracetamol e cafeína, que podem causar danos ao fígado e aos rins, especialmente em pessoas que já têm alguma doença hepática ou renal pré-existente”, alerta a médica.

Para evitar os riscos do consumo excessivo de álcool, a médica indica medidas simples, como beber com moderação, manter-se hidratado, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas em jejum.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?