metropoles.com

Nem iogurte, nem leite: conheça bebida probiótica cheia de nutrientes

O kefir é um produto natural que auxilia na digestão, eliminação de toxinas e fornece bactérias benéficas para o intestino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de estoque de Uma jarra de vidro com fungo kefir
1 de 1 Foto de estoque de Uma jarra de vidro com fungo kefir - Foto: Getty Images

O iogurte é amplamente reconhecido como uma opção saudável e versátil para incluir na alimentação. No entanto, há um outro produto semelhante que se destaca por ser ainda mais rico em probióticos e por ajudar a equilibrar a flora intestinal: o kefir.

O kefir é uma bebida feita a partir da fermentação do leite por grãos de kefir, que são uma combinação de leveduras e bactérias benéficas. A fermentação resulta em um alimento semelhante ao iogurte, mas com uma textura mais líquida e um sabor levemente ácido.

A bebida é valorizada pelo alto teor de probióticos, micro-organismos vivos que contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, promovendo a saúde digestiva e fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, o kefir também contém vitaminas, minerais e proteínas, se tornando uma adição nutritiva à alimentação.

Diferença entre o iogurte e o kefir

Em entrevista anterior ao Metrópoles, a nutricionista Danielle Luz Gonçalves, que é coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Uniceplac, no Distrito Federal, afirmou que tanto o iogurte quanto o kefir possuem características benéficas para o corpo.

Embora ambos sejam derivados da fermentação do leite, ela destaca que existem diferenças importantes entre os dois, especialmente em relação ao processo de produção, consistência, sabor e variedade de probióticos presentes em cada um.

“O iogurte é feito a partir da fermentação do leite por bactérias como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus, resultando em um produto com textura mais espessa e sabor levemente ácido. Já o kefir é produzido com grãos de kefir, uma combinação de bactérias e leveduras que fermentam o leite e o tornam mais líquido e ácido, com um leve sabor efervescente devido à presença de gás carbônico”, explicou a profissional.

Em termos de valor nutricional, a nutricionista Letícia Gasparetto, que atende em Brasília, explicou em entrevista anterior ao Metrópoles que não há competição entre os dois produtos. “O kefir possui uma maior diversidade de probióticos, o que pode ser benéfico para algumas pessoas. Por outro lado, o iogurte é mais acessível e também proporciona excelentes benefícios para o organismo”, ensina.

Então qual a melhor opção?

De acordo com Danielle, a escolha entre iogurte e kefir depende das necessidades e preferências individuais de cada pessoa. “O kefir, com sua diversidade maior de micro-organismos, pode oferecer benefícios adicionais para a saúde intestinal. No entanto, algumas pessoas podem preferir o iogurte por sua consistência mais espessa e menos ácida”, diz.

O iogurte contém mais zinco, riboflavina (vitamina B2) e vitamina B12 em comparação ao kefir. No entanto, o kefir fornece uma quantidade ligeiramente maior de proteínas e níveis superiores de selênio, vitamina A e vitamina D. Além dos benefícios para a saúde intestinal, a bebida possui outras qualidades que precisam ser levadas em consideração.

“Devido à sua maior variedade de probióticos, o kefir pode ser considerado um ótimo ativo para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, o alimento possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Inclusive, estudos sugerem que o alimento pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e beneficiar a saúde cardiovascular, contribuindo para a redução do colesterol e da pressão arterial”, esclarece Danielle.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?