Junho Vermelho: especialista explica 10 dúvidas sobre doação de sangue
Hematologista esclarece as dúvidas mais comuns sobre doação de sangue e salienta a importância de se manter bancos abastecidos
atualizado
Compartilhar notícia
O Junho Vermelho ainda não acabou, o que significa que dá tempo de salientar a importância da doação de sangue – que, aliás, deve ser estimulada o ano inteiro. A demanda por bolsas de sangue é sempre alta, e uma simples doação pode salvar vidas.
Para se ter uma ideia, de acordo com o Ministério da Saúde, a fila atual de cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS) está com 566 mil pessoas. Em cada operação podem ser utilizadas de duas a seis bolsas de sangue. E, como situações graves não têm data para ocorrer, é preciso que os bancos sempre estejam abastecidos, o que pode significar o sucesso ou não de um procedimento de última hora.
O hematologista do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), José Francisco Marques, explica que há alguns períodos do ano em que os estoques dos bancos de sangue caem substancialmente. Nesses momentos, é preciso contar com a solidariedade da população e estimular a doação por meio de campanhas.
“Geralmente nos períodos de férias, final de ano e Carnaval há uma grande redução por conta das viagens. Nos períodos de frio também é difícil, pois há uma resistência maior em sair de casa”, informa o profissional.
Para incentivar mais doações e facilitar a jornada do doador, o especialista responde as principais dúvidas sobre doação de sangue. Confira:
1. Quantos anos preciso ter para doação de sangue?
“A idade mínima para ser um doador é 16 anos, mas quem ainda não completou 18 precisa de autorização dos pais ou responsáveis. Já a idade máxima para a doação é de 69 anos, sendo necessário ter efetuado doações antes dos 65 anos”, explica o médico.
2. Quantas vezes por ano posso fazer doações?
“Homens podem fazer doações a cada dois meses, ou seja, o máximo de quatro doações por ano. Já as mulheres o período é maior, por conta das regras menstruais: podem doar a cada três meses, ou seja, três vezes ao ano. Além disso, é importante lembrar que as gestantes não podem doar”, afirma.
3. Há regras sobre peso, alimentação e período de descanso?
“Para doar sangue é preciso pesar no mínimo 50 quilos; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; e estar alimentado, evitando alimentos gordurosos no período que antecede a doação de sangue”, lista o profissional.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.