Jovem usa TikTok para manter viva a lembrança da avó, vítima da Covid
O perfil de Luisa Junger já tem 40,7 mil seguidores e publica vídeos gravados nos últimos anos
atualizado
Compartilhar notícia
Para manter viva a lembrança da avó, falecida em decorrência da Covid-19, Luisa Junger, 23 anos, decidiu postar vídeos antigos na rede social TikTok. Dalva, que morreu em setembro aos 81 anos, sempre foi a estrela do instagram da neta: os vídeos mal humorados, cheios de respostas atravessadas às provocações da jovem, faziam sucesso entre os amigos de Luisa.
Em entrevista à BBC Brasil, ela conta que guardou um acervo de vídeos de Dalva e pretende compartilha-lo para espalhar alegria. A audiência tem gostado, tanto que o perfil de Luisa já tem 40,7 mil seguidores, e um dos vídeos ultrapassou as 3 milhões de visualizações.
A jovem conta que Dalva era muito religiosa e, nos últimos tempos, só saia de casa para ir à missa. A família desconfia que ela foi contaminada com o vírus na igreja ou por meio de familiares.
“Quando as missas voltaram a ser presenciais, não conseguimos segurá-la em casa. Ela dizia que todo mundo estava saindo, não era prisioneira e estava tomando todos os cuidados. A minha avó não queria ficar trancada em casa. Mas quando saía, ela sempre usava máscara”, afirma a neta.
Idosa, com diabetes e pressão alta, a situação de Dalva se deteriorou rapidamente após o diagnóstico. Luisa lembra que a avó foi internada com 25% de comprometimento nos pulmões e, quatro dias depois, precisou ser intubada. Dias depois, faleceu.
“É tudo muito difícil. Toda vez que a gente lembra dela, cai no choro. Ela era muito presente em nossas vidas. Mas a gente tem certeza de que ela está bem agora. A minha avó era muito ativa, com certeza não queria ficar debilitada em uma cama e sofrendo. Ela não suportaria isso”, conta Luisa.
Publicar os vídeos ameniza a saudade da família, que ri das tiradas da matriarca e se diverte com a repercussão. A quantidade de vídeos é limitada, mas a neta pretende publicar todos os conteúdos guardados. “Eu posto porque me dá prazer ver as pessoas se divertindo com ela. Sinto que assim não estou deixando a imagem da minha avó ser esquecida de jeito nenhum”, diz.