metropoles.com

Jovem passa por cirurgia cerebral acordada e faz live da operação

Jenna Schardt foi mantida desperta para que os médicos se certificassem de que não estavam prejudicando a capacidade de comunicação dela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrodist Dallas Medical Center/Divulgação
cavernoma-metrodist-dallas-medical-center
1 de 1 cavernoma-metrodist-dallas-medical-center - Foto: Metrodist Dallas Medical Center/Divulgação

Passar por uma cirurgia no cérebro é algo assustador, mas o caso de Jenna Schardt, 25 anos, foi ainda mais delicado. Após sofrer uma convulsão, a estudante de terapia ocupacional foi diagnosticada com cavernoma, um emaranhado de vasos sanguíneos malformados que estavam pressionando o cérebro dela.

O cavernoma estava localizado no hemisfério esquerdo do cérebro, onde a fala é formulada e processada por 95% das pessoas. Por o tumor estar tão próximo ao centro da linguagem, a situação precisou ser resolvida com a paciente acordada durante a operação: os médicos tinham que ter certeza de que não estavam prejudicando a fala de Jenna ao tentar “desenrolar” o cavernoma.

Jenna descobriu a doença enquanto cuidava de pacientes com derrame, atividade que faz parte de sua formação acadêmica na Universidade de Brenau, na Geórgia, nos Estados Unidos. Caso a jovem não retirasse o emaranhado de vasos, sofreria com convulsões imprevisíveis.

A cirurgia foi realizada com a paciente acordada para que os médicos fossem capazes de observá-la desperta e conversando, enquanto operavam seu cérebro. Ao longo da operação, a equipe testou as capacidades de comunicação da paciente, avaliando como a operação estaria afetando sua faculdade de falar.

Feito no Centro Médico Metodista de Dallas, o procedimento teve uma hora e meia de duração e foi transmitido pela internet para mais de 1 mil pessoas.

Segundo Nimesh Patel, neurologista chefe do centro médico, o cérebro humano tem poucos receptores de dor, sendo impermeável à sensação mesmo quando pressionado por ferramentas de metal. Por isso, a paciente não sentiu dor ou mesmo desconforto durante a operação. (Com informações do portal Daily Mail)

Veja trecho da operação:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?