Jovem tem morte súbita aos 27 anos durante soneca. Entenda o caso
O contador inglês Jono Stead morreu em dezembro de 2022 devido a uma malformação cardíaca que ele desconhecia
atualizado
Compartilhar notícia
Aparentemente saudável, o contador inglês Jono Stead, de 27 anos, morreu em dezembro de 2022 ao deitar para uma soneca depois do trabalho. O jovem teve um mal súbito causado por uma malformação cardíaca que ele não sabia que tinha.
Jono era apaixonado por futebol, e estava prestes a se casar com Katie Weatherhead, com quem namorava desde 2014 – a cerimônia aconteceria em 2023. O contador morreu a 10 dias do seu aniversário de 28 anos.
O jovem disse que ia tirar uma soneca entre os turnos de trabalho para recuperar algumas horas de sono. Cerca de 45 minutos depois, a família se deu conta de que ele havia morrido.
“Jono era a minha vida, e perdê-lo foi a coisa mais difícil com que tive de lidar. Ainda espero que ele entre pela porta com seu sorriso contagiante”, conta Katie num texto no Facebook em homenagem ao noivo.
A malformação de Jono
Jono tinha cardiomiopatia hipertrófica, também chamada de hipertrofia do miocárdio. Pacientes acometidos pela condição, em geral genética e hereditária, possuem os músculos cardíacos mais fortes do que o normal e, por isso, se tornam mais rígidos. A grossura do tecido também diminui o volume do coração, facilitando as mortes súbitas, especialmente em atletas.
A condição acomete cerca de 1 a cada 500 pessoas, mas a maioria vive sem sintomas da cardiomiopatia. Em alguns casos, porém, ela pode levar o coração a bater em ritmos anormais e até ao infarto fulminante. Cerca de 1% dos adultos com cardiomiopatia hipertrófica morre a cada ano.
A família de Jono decidiu fazer uma campanha para que pessoas mais jovens façam testes de risco cardíaco, que poderia detectar a condição previamente. Indivíduos com histórico de morte súbita na família devem estar ainda mais atentos.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!