metropoles.com

Jovem pensava ter alergia à maquiagem, mas é diagnosticada com câncer

Antonia teve reações anafiláticas que acreditava serem causadas pela maquiagem. Após três anos, ela foi diagnósticada com câncer de tireoide

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram toniie_rubio
Duas fotos da americana Antonia Rubio. Na foto da esquerda ela esta sentada em uma cama de hospital sorrindo. A foto da direita é um selfie em que Antonia esta sorrindo
1 de 1 Duas fotos da americana Antonia Rubio. Na foto da esquerda ela esta sentada em uma cama de hospital sorrindo. A foto da direita é um selfie em que Antonia esta sorrindo - Foto: Reprodução/Instagram toniie_rubio

Com manchas vermelhas no rosto, a americana Antonia Rubio, de 25 anos, acreditou estar tendo uma reação alérgica à maquiagem. Ela interrompeu o uso dos produtos e de perfumes, mas seguiu com o problema, até descobrir que o caso era mais sério do que esperava. Após três anos de diversas consultas e choques anafiláticos, Antonia foi diagnosticada com câncer de tireoide nos estágios iniciais.

A universitária chegou a ter 10 reações anafiláticas ao longo de um ano – o quadro é caracterizado por crises alérgicas repentinas, generalizadas, potencialmente graves e fatais.

“Passei de uma erupção cutânea no rosto a um choque anafilático enquanto jantava com meu colega. Eu não conseguia respirar e pensei que estava tendo um ataque cardíaco. Foi assustador”, conta Antonia em entrevista ao portal The Sun.

Todas as vezes em que teve o choque anafilático, ela foi levada ao hospital, mas a causa do quadro permanecia desconhecida. Antonia lembra que, como tudo aconteceu no auge da pandemia de Covid-19, os médicos não tinham tempo para investigar e chegar à raiz do problema.

“Restringi minha dieta para tentar controlar os choques, mas mesmo alimentos que pensei serem seguros, como bananas, me causavam erupções na pele. Perdi cerca de 3 kg, mas atribuí o emagrecimento à minha nova dieta. Continuei voltando aos médicos, mas eles diziam que eu estava apenas ansiosa ou hipocondríaca”, explica.

Selfie de Antonia Rubio usando blusa preta e sorrindo
A jovem de 25 anos quer que outras pessoas estejam atentas aos sintomas da doença

Em 2021, Antonia decidiu voltar para a casa dos pais e continuar a graduação remotamente. Sua condição logo piorou, e a estudante procurou um otorrinolaringologista. O médico encontrou um nódulo de 2 cm em sua garganta e a encaminhou para fazer uma ultrassonografia e biópsia, que tiveram resultados inconclusivos.

“Lembro de pensar que não estava vivendo a vida normal de uma jovem de 24 anos. Meus amigos disseram que eu não era mais tão divertida e não foi uma crítica, eles estavam genuinamente preocupados comigo. Achei que havia mais coisas acontecendo com meu corpo, então persisti e não aceitei o ‘não’ como resposta”, lembra.

Diagnosticada com câncer na tireoide

Em março de 2023, após ler sobre o caso de Demi Jones, uma participante do programa britânico Love Island que descobriu um câncer na tireoide, Antonia procurou uma clínica particular para retirar o caroço.

Uma semana depois, ela foi diagnosticada com câncer de tireoide e, em abril de 2023, sua tireoide foi totalmente removida.

“Foi muito difícil ser diagnosticada com câncer aos 20 anos. Levei muito tempo para aceitar e lamentei a vida que pensei que iria viver. Senti uma mistura de emoções que incluíam alívio, pois depois de três anos de indisposição, finalmente recebi uma resposta. Não era a que eu queria, mas assim que soube o que era o problema, pude iniciar o tratamento e lutar contra a doença de frente”, relembra.

Antonia agora quer aumentar a conscientização sobre os sinais de câncer de tireoide a serem observados antes que seja tarde demais. Hoje, ela compartilha sua história com a ajuda do Teenage Cancer Trust, uma fundação de caridade que tenta ajudar adolescentes e pós-adolescentes britânicos com câncer.

“Como eu era estudante, me perguntaram se eu fumava ou bebia, mas não fiz nenhuma das duas coisas porque estava muito preocupada com minha saúde. Os médicos disseram que eu ‘parecia muito bem para ter câncer’, mas como é o câncer? Comentários como esse invalidaram muito do que passei”, lamenta.

Durante o tratamento, a jovem conta que estava em “modo de sobrevivência” e presumiu que tudo voltaria ao normal assim que terminasse o tratamento. Porém, ela relata que tem sido difícil voltar a socializar.

“As pessoas acham que não preciso mais de apoio, mas ainda preciso. Eles não percebem que quando você tem câncer, isso irá afetá-lo para sempre. Você ainda faz parte daquele clube do qual nunca quis fazer parte. Meus amigos estão noivos, indo morar com seus parceiros e tendo filhos, mas não sei o que está no meu futuro”, reflete.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?