Jornalista desabafa sobre varíola dos macacos: “Dores e incertezas”
Marcio Pannunzio, que trabalha para a Globo, foi diagnosticado em julho e usou as redes sociais para mostrar a evolução da doença
atualizado
Compartilhar notícia
O jornalista Marcio Pannunzio usou as redes sociais para contar a própria experiência após ser diagnosticado com a varíola dos macacos (monkeypox). O rapaz mostrou como a doença evoluiu ao longo das semanas.
Pannunzio foi examinado e diagnosticado com a doença em julho, pelo Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Nestas últimas três semanas, vivi as dores e incertezas da nova varíola, a monkeypox”, escreveu o jornalista em um post compartilhado no Instagram e Twitter em 16 de agosto.
Ele disse não saber como foi infectado, mas teve o cuidado de avisar as pessoas com quem conviveu nos dias próximos ao contágio e permaneceu em isolamento até se recuperar. Pannunzio também disse que evitou contato com seu cachorro.
“Desde que iniciei os sintomas, tive a intuição de evitar encostar em Theo Henrique (o animal de estimação), deixar que ele me lambesse ou subisse na cama sobre os lençóis contaminados”, informou.
Crise de asma
Após alguns dias com febre, calafrios, fraqueza no corpo, dores de cabeça e nas articulações, Pannunzio desenvolveu inchaço nos gânglios, inflamação na garganta, uma ferida no rosto e várias lesões doloridas pelo corpo.
O rapaz contou ainda que teve uma crise de asma durante a infecção por conta de ansiedade e nervosismo. “Acredite: manter o seu emocional sob controle faz toda a diferença”, escreveu.
Depois de se recuperar, o jornalista compartilhou uma nova foto mostrando a melhora significativa da ferida no rosto.
“A boa notícia é que a pele está se regenerando. Ainda está um pouco áspera e com uma cicatriz pequenininha no local, um registro para a conta das superações. Todas as outras lesões também sumiram”, escreveu no último domingo (21/8).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.