Jojo Todynho quer perder peso para engravidar: é mesmo necessário?
Obesidade pode levar a problemas durante a gestação. Entenda porque, em alguns casos, é importante perder peso antes de engravidar
atualizado
Compartilhar notícia
A influenciadora Jojo Todynho se tornou símbolo de um estilo de vida saudável após adotar uma série de mudanças de hábitos. No começo do ano, ela foi diagnosticada com esteatose hepática (gordura no fígado) e, a partir daí, passou a praticar exercícios físicos e manter uma alimentação balanceada.
Nas últimas semanas, Jojo passou por uma cirurgia bariátrica com o objetivo de perder peso para um dia engravidar.
Na prática, não é necessário emagrecer para gestar. No entanto, esta é a decisão mais acertada para mulheres com sobrepeso e obesidade, como é o caso de Jojo Todynho. Segundo a médica Maria do Carmo Borges de Souza, da Fertipraxis Centro de Reprodução Humana e ex-presidente da Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), só essa noção de que se precisa perder peso já é um bom início.
Segundo a médica, a obesidade gera uma série de dificuldades que vão muito além da gestação. “A mulher tem potencialmente mais alterações relacionadas à ovulação, à resistência insulínica, a problemas com metabolismo da gordura, às alterações da glicose, alterações pela sobrecarga do organismo, hipertensão arterial… isso vai se somando ao longo do tempo de obesidade”, aponta a especialista.
Além disso, o excesso de peso também acarreta em diversos riscos para a gestação, como indica o médico Roberto de Azevedo Antunes, diretor médico da Fertipraxis Centro de Reprodução Humana e diretor da Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA). “A obesidade está correlacionada diretamente com uma maior dificuldade de ovulação para as pacientes que querem engravidar naturalmente”, afirma.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.