metropoles.com

Jogos eletrônicos melhoram a memória de idosos. Saiba como escolher

Jogos eletrônicos podem ajudar idosos a melhorar a memória e a aumentar a capacidade de foco, segundo especialistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto mostra criança e idoso negros abraçados jogando juntos um jogo no telefone
1 de 1 Foto mostra criança e idoso negros abraçados jogando juntos um jogo no telefone - Foto: Getty Images

Um estudo realizado por neurologistas da Universidade de York, na Inglaterra, mostra que jogos eletrônicos podem melhorar a memória das pessoas. O efeito positivo, entretanto, depende do jogo escolhido conjugado com a faixa etária do jogador.

Publicado na última sexta-feira (11/8) na revista científica Heliyon, o estudo mostra que jogos de estratégia são melhores para as pessoas mais jovens e os de ação, para os idosos. A pesquisa foi realizada com 209 adultos jovens (entre 18-30 anos) e 181 mais velhos (60-81 anos).

Cada um dos voluntários foi convidado a jogar um jogo de sua preferência por cerca de um mês – o jogo deveria se encaixar nas categorias ação, quebra-cabeças e estratégia.

Após o período, os participantes tiveram de realizar provas de memória, nas quais deveriam fazer associações de imagens e desprezar distrações visuais.

Os games de estratégia foram melhores para a memória dos mais jovens e também fizeram com que eles mantivessem o foco por mais tempo. Os de quebra-cabeça foram os menos eficientes nesse grupo.

Já entre as pessoas idosas, os jogos de ação e os de quebra-cabeças foram mais eficientes em melhorar a capacidade de raciocínio. Os de estratégia não foram tão bons.

Foto mostra idoso brincando com um óculos de realidade virutal
Jogos de ação trazem mais benefícios para idosos enquanto os de estratégia são melhores para jovens

Jogos no tratamento cognitivo

Segundo o neurologista Carlos Uribe, do Hospital DF Star, a pesquisa confirma estudos anteriores que já haviam apontado os jogos como uma espécie de fisioterapia da mente.

“Os jogos apresentam uma série de desafios que estimulam a atenção, a velocidade de processamento mental e a memória. Além disso, são altamente adaptáveis à individualidade dos pacientes, e é fácil observar o progresso deles nos critérios estabelecidos. Sem dúvida, eles são uma ótima ferramenta para combater o declínio cognitivo”, aponta o médico.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?