Jiang Yanyong, médico chinês que denunciou Sars, morre aos 91 anos
Jiang Yanyong expôs a gravidade do surto de Sars de 2003, cobrando mais transparência do governo chinês
atualizado
Compartilhar notícia
O médico chinês Jiang Yanyong, responsável por denunciar a real extensão da epidemia de Sars em Pequim, em 2003, morreu aos 91 anos. De acordo com o jornal South China Morning Post, Yanyong faleceu em razão de uma pneumonia, no sábado (11/3).
“Dr. Jiang Yanyong, que expôs a ocultação da epidemia de Sars e era conhecido por ousar dizer a verdade, faleceu”, escreveu um amigo da família de Yanyong, Bao Pu, no Twitter no início desta semana.
Jiang serviu como cirurgião-chefe em um grande hospital militar em Pequim e, por anos, foi membro do Partido Comunista da China.
Ele escreveu uma carta aberta em 2004 cobrando mais transparência do governo chinês sobre o surto de Sars e acusou autoridades de estarem encobrindo a real gravidade da doença.
O vírus Sars infectou cerca de 9 mil pessoas em todo o mundo e matou 774, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). As denúncias do médico resultaram na demissão de vários funcionários do governo da China, incluindo o ministro da saúde. (Com informações da agência Reuters)
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.