Jacquin: saiba os perigos de não escovar os dentes “nunca”como o chef
Dentistas alertam que ficar sem escovar os dentes pode levar à formação de colônias de bactérias perigosas à saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O chef de cozinha Érick Jacquin deu uma entrevista ao Flow Podcast na qual afirmou “nunca” escovar os dentes e não tomar banho. Embora já tenha postado neste domingo (30/7) um vídeo no chuveiro devido à repercussão da entrevista, ele afirmou que deixou para escovar os dentes “amanhã”.
O chef, que é uma das estrelas do Masterchef da Band, revelou, em forma de brincadeira, um hábito perigoso para a saúde. A dentista Gabriella de Castro Quirino, especialista em prótese dentária e reabilitação oral do Instituto Aria, de Brasília, afirma que não escovar os dentes leva à formação das placas baterianas.
“Essas placas enfraquecem os minerais dos dentes levando à formação de cáries. Além disso, essas bactérias causam inflamação na gengiva e nos tecidos de sustentação dos dentes, provocando sangramento, mau hálito e podendo levar até a perda da dentição”, afirma Gabriela.
Embora Jacquin alegue nunca ter tido problemas bucais, os dentistas garantem que isso é impossível. “É uma falácia. É impossível não escovar os dentes e ter saúde bucal, saúde de forma geral”, afirma o dentista Ueslei Rêgo, de Brasília.
A dentista Maria Mônica Costa Souto, também de Brasília, completa: “O processo de desmineralização dos dentes, que leva ao aparecimento das cáries, já aparece em quatro ou 10 dias sem higiene da boca. A cárie, gengivite, periodontites são doenças mais sérias na boca pela falta de escovação, mas estamos mantendo também uma colônia de bactérias que pode levar a vários problemas de saúde e infecções pelo corpo”, diz ela.
As evidências científicas apontam que não ter uma boa frequência de escovação dos dentes pode levar a um maior risco de várias condições graves de saúde, como pressão alta, doenças pulmonares e até demências.
Qual é a higiene mínima dos dentes?
De acordo com o dentista Ricardo Amore, professor do curso de especialização em estética do sorriso da Faculdade São Leopoldo Mandic, de São Paulo, a escovação é básica e só ela não basta. Mesmo com uma escovação da maneira correta, a higiene só é capaz de atingir 65% da superfície dental, permitindo a formação das colônias de bactérias entre os dentes.
Para ele, Jacquin deve começar a fazer não só a escovação mas também o uso do fio dental ou de escovas interdentais para alcançar o mínimo da higiene bucal necessária. “É preciso fazer a limpeza entre os dentes, tanto anteriores quanto para posteriores, aqueles mais escondidos dentro da boca, para evitar as cáries e as chances de ter gengivite”, conclui.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.